Como funciona o financiamento imobiliário

Você sabe o que é um financiamento imobiliário? Sabe como o mesmo funciona? Ou então, sabe quais são os seus principais tipos?

Publicidade

Saber responder essas questões, pode não ser uma tarefa muito simples, para aquelas pessoas que não apresentam conhecimento sobre esse assunto.

Portanto, caso você seja uma dessas pessoas, que além de apresentarem essas mesmas dúvidas, apresentam interesse em conhecer e entender melhor esse assunto, saiba que você está no lugar certo.

Publicidade

Pois, neste artigo será possível com que você tenha acesso as melhores e principais informações, que estão relacionadas com esse mesmo assunto e também que compõem o mesmo.

O que é um financiamento imobiliário e como que o mesmo funciona?

Para que você possa entender o que é e como funciona um financiamento imobiliário, será necessário com que você entenda essas mesmas informações sobre os financiamentos em geral.

Isso pelo fato de que, um financiamento imobiliário é uma das muitas escolhas que podem ser feitas, ao realizar um financiamento.

Além de existir outras escolhas também como, por exemplo: financiamento de veículos e entre outros, a grande maioria apresenta muitas características que são iguais.

O que faz com que, seja muito mais fácil de se entender o funcionamento e o significado de cada um deles.

Bom, um financiamento é uma espécie de investimento de longo prazo, que é realizado por uma pessoa que apresenta em comprar algo, mas não apresenta a quantia exata, para que isso possa ser realizado.

Como, por exemplo no caso de um financiamento de imóvel, uma pessoa realiza o mesmo, para que possa realizar a compra de um certo imóvel.

Onde esse imóvel, pode ser desde um apartamento ou uma casa, até um prédio que seja para uso comercial.

Então, é muito comum com que, você encontre todo e qualquer tipo de investidor realizando esse processo.

Desde pessoas, que querem apenas uma nova casa ou apartamento, até pessoas que apresentam interesse em abrir um tipo de negócio.

Tipos de financiamento de imóveis

O financiamento que deve ser realizado para compra de uma casa ou um apartamento novo, podem ser realizado com a ajuda dos seguintes tipos de fundos:

  • Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (ou o mais conhecido FGTS);
  • Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (ou também chamado de SBPE);

Uma informação que muitos não sabem, é que também é possível realizar esse processo, de forma direta com alguma construtora.

Ou também pode ser necessário com que você entre em contato com uma agencia bancária, ou até mesmo uma corretora de imóveis.

Mas essa escolha, é uma escolha que deve ser feita por você (o cliente).

Quais são as principais diferenças nos tipos de financiamentos de imóveis?

As principais coisas que fazem com que os tipos de financiamentos de imóveis se diferenciem, uns com os outros, são as suas características, que são:

FGTS:

  • O que é realizado pelo FGTS, faz parte do SFH (Sistema Financeiro de Habilitação);
  • O valor que o imóvel e que o financiamento apresentam, tem limites, que podem variar periodicamente;
  • Só pode participar, as pessoas que apresentam a sua renda familiar com um certo limite, que muda de acordo com cada região do país;

SBPE:

  • Não apresenta um certo limite de renda;
  • Quando o valor que pertence ao imóvel financiado, está presente nos limites do SFH, as suas taxas de juros podem ser maiores do que 12%;

Construtoras:

Os financiamentos imobiliários, que são realizados por construtoras, costumam apresentar maior flexibilidade em relação a negociação.

Não apresenta imposição em relação a: valores que são financiados, a sua renda ou taxas de juros.

Apresenta uma certa quantidade de riscos, para as pessoas que apresentam interesse em comprar dessa forma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *