Como Transformar Celular Em Webcam – Conheça um aplicativo

Publicidade

Transformar celular em webcam pode ser uma ideia bastante útil se você vem sofrendo com a baixa qualidade da câmera integrada do seu notebook. Ou mesmo, se já viu que não é lá muito barato adquirir um aparelho externo para o seu desktop, visto que boas “Webcans” no mercado possuem valores bem significativos, principalmente se o seu orçamento estiver apertado.

Para alguns, ter ou não uma webcam de qualidade é algo irrelevante. Entretanto, com a grande imersão tecnológica que vem acontecendo no mundo, é comum precisar fazer reuniões online ou até mesmo participar daquela aula de EAD super importante. É nesse momento que você percebe que deveria ter providenciado antes uma solução para essa questão.

Publicidade

Se este for o seu caso, saiba que existem aplicativos para transformar celular em webcam que podem te salvar. Sendo assim, foi pensando em você que preparamos esse artigo com duas opções que vão resolver o seu problema de uma vez por todas, e o melhor é que você não terá nenhum custo para baixar e utilizar os aplicativos. Se ficou interessado no assunto, continue lendo.

transformar celular em webcam
transformar celular em webcam (imagem do Google)

Porque preciso de uma Webcam?

Sabemos que se você chegou até aqui é porque precisa de uma Webcam. Porém, caso ainda esteja com dúvida sobre o assunto, vamos te mostrar alguns bons motivos pelos quais você deve procurar um aplicativo para transformar celular em webcam. O primeiro motivo para baixar um app desses é bastante óbvio: Você precisa de uma Webcam.

Se este assunto te interessou é porque você já está imerso nesse mundo digital. Hoje em dia, principalmente após a pandemia do Covid-19, as famosas “calls“, ou melhor dizendo, videochamadas, marcam presença no nosso dia a dia. Seja para encontrar virtualmente com os amigos, seja para uma reunião do trabalho ou da escola.

Enfim, a verdade é que independente de qual seja o motivo da videochamada, ninguém quer ficar com aquela imagem escurecida ou pixelada. E muito menos ser a pessoa que participa com a câmera desligada por simplesmente não possuir uma. Sendo assim, transformar celular em webcam é a alternativa mais rápida e econômica para você arrasar na próxima “call“.

O que é uma call?

Publicidade

Ficou com aquela pulga atrás da orelha com essa palavra? Entenda, “call” ou “calling” é basicamente um termo inglês que quando traduzido significa “chamada“. Antes o termo já era usado para situações em que ocorria uma simples ligação por telefone, porém, com o avanço tecnológico “vamos fazer uma call” é praticamente um convite para uma videochamada ou reunião virtual.

A “call” se tornou até mesmo um modelo de vendas online, isso porque empresas e profissionais de diversos nichos utilizam a videochamada em suas estratégias de venda a distância. Em suma, a chamada pode ocorrer em diversas etapas da venda. Veja a seguir uma listagem de alguns casos em que fazer uma “call” é interessante para você ou seu negócio:

  • Primeiro contato com o cliente;
  • Apresentação de uma proposta de serviço;
  • Apresentação de projetos;
  • Apresentação de trabalhamos acadêmicos;
  • Reunião “online” com amigos e familiares que estão distantes;
  • Mentorias; entre outros.

Basicamente, realizar uma chamada de vídeo torna o processo de contato mais humanizado, visto que a tendência é que o contato físico cada vez mais dê espaço as comunicações virtuais. Sendo assim, precisamos estar preparados para acompanhar a evolução, logo, transformar celular em webcam pode ser uma boa alternativa.

Dicas para deixar sua call mais profissional

Até aqui você já entendeu o que é uma “call“, mas sabe quais são os pontos que deve estar atento ao realizar suas reuniões online? Para começar, estamos falando aqui de manter uma boa impressão, logo, não basta transformar seu celular em webcam se não cuidar de alguns outros detalhes importantes. Veja a seguir quais são eles:

  • Esteja em um local bem iluminado para realizar sua videochamada;
  • Organize o ambiente que vai estar ocupando o fundo;
  • Escolha um horário que esteja mais silencioso para que os sons não atrapalhem;
  • Teste a áudio e vídeo antes de iniciar a “call“;
  • Prepare antecipadamente todos os materiais que usará na reunião.

Veja bem, são dicas simples, porém deixar de seguir passos básicos pode te levar a se perguntar depois: Por que é que não preparei isso antes? É por isso que queremos te deixar preparado para transformar celular em webcam e fazer um bom uso dessa ferramenta. Então veja a seguir o que você precisa para usar nossa dica o quanto antes.

Como transformar celular em webcam sem fio

Já vamos te contar de antemão que transformar celular em webcam é mais simples do que você imagina. Se em algum momento por aqui você pensou que precisaria de um cabo para conectar o celular ao computador saiba que o processo é sem fio. Isso mesmo, você pode ter nas suas mãos em poucos passos uma webcam sem fio com as condições seguintes:

  • Vai precisar baixar e instalar um aplicativo no seu “smartphone“;
  • Vai precisar baixar e instalar um driver no seu computador;
  • Não será necessário realizar nenhum cadastro ou criar conta;
  • O celular e o computador precisarão estar conectados na mesma rede;
  • Pode optar por conectar via USB, mas é possível conectar sem fio;
  • Poderá usar a versão gratuita dos aplicativos, porém terá que conviver com anúncios e marcas d’água.

Quando falamos em algo que utilize apenas o aparelho celular costuma ser um alívio, isso porque se trata de algo que a maioria das pessoas tem disponível hoje em dia. Não é atoa que são inúmeras as atividades que você pode realizar utilizando o celular. Claro que, no assunto em questão, quanto melhor a qualidade do seu smartphone, melhor será o resultado com os aplicativos que indicaremos.

Aplicativos para transformar celular em webcam

Uma dúvida recorrente é: Como transformar celular em webcam? Se este for o seu caso vamos ao que interessa. O primeiro aplicativo que recomendamos é o EpocCam, disponível para Android e iOs. Para utilizar basta baixar e instalar os drivers no seu computador e também o aplicativo no celular. Após instalar os itens nos dois dispositivos a conexão já estará pronta.

O segundo aplicativo que indicamos é o iVCam, também disponível para Android e iOs. O processo segue igual ao primeiro, baixe e instale o programa no computador e o aplicativo no celular. Feito isso, acessando o iVCam nos dois dispositivos a conexão via “wireless” já será automática, posto que o sistema reconhece os dois aparelhos conectados na mesma rede.

Basicamente os aplicativos irão transformar celular em webcam de uma forma bem dinâmica, não sendo muito complexo o processo. Baixe, instale, conecta ambos a mesma rede e pronto. Caso não queira fazer a conexão “wireless” conecte via cabo USB. E então, viu só como é simples? Se gostou das informações que mostramos aqui acompanhe o nosso blog e não perca outras postagens úteis como essa.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *