5 Dicas Para se Organizar Financeiramente

Nos organizarmos nunca é ruim, ainda mais financeiramente, que pode trazer grandes problemas se não for bem organizada.

Publicidade

A falta de organização em muitos empresários é um grande problema, mas não é só com eles que isso acontece, pois pode acontecer com qualquer um.

Manter essa organização leva tempo, mas é possível manter tudo organizado e regular suas finanças. Algumas pessoas nem percebem a importância de tal organização mas você poderá entender mais. E esse artigo vai lhe mostrar 5 dicas para te ajudar em todo processo.

1.Tenha dinheiro de emergência

Publicidade

Você possuir um fundo de emergência é totalmente necessário para quem deseja controlar a vida financeira. Seu principal objetivo é cobrir as despesas em circunstancias que sair fora de seu controle.

Você pode usar a regra  “Regra 50-15-35”. Que é justamente a divisão das despesas em três categorias, e cada uma representando uma parcela de renda: para gastos indispensáveis são 50%, para prioridades financeiras são 15% e para despesas relacionada aos estilo de vida são 35%.

Portanto você acumulará uma quantia que o ajudará quando estiver precisando de dinheiro.

2. Saia das dívidas

Tenha um foco em suas dívidas, portanto assim que você receber seu pagamento já entre em contato com o credor para saber o valor atual e tente pagar em dinheiro.

Uma coisa que é muito importante ressaltarmos é que evite pagar suas contas de forma parcelada, consequentemente evite usar o cartão de crédito. Por mais que o cartão não seja um inimigo, se você não souber usá-lo pode trazer grandes problemas financeiros futuros para você.

Principalmente, pela capacidade de negociação que o pagamento em dinheiro proporciona, gerando descontos que nunca seriam oferecidos parcelando o valor em várias parcelas.

Isso acontece até com móveis, eletrônicos e diversos tipos de produtos necessários para o conforto da casa, lazer ou uso profissional.

De certa forma isso o ajudará a se livrar de dívidas da forma mais rápida possível.

 3. Metas

O fato de você estabelecer metas finais como, viagens, um carro novo até mesmo uma casa, auxilia muito no planejamento financeiro .

Não importa qual seja sua meta, seja ela de curto ou até mesmo de longo prazo, te ajudará a economizar uma boa quantia de dinheiro que será importante.

4. Gaste menos do que sua renda

Está dica é bem óbvia. Gaste apenas o seu dinheiro. Parece simples, mas muitas pessoas caem na armadilha, especialmente quando usam cartões de crédito.

Portanto, tenha cuidado e desista deste tipo de cartão se necessário. Desenvolva um novo hábito para atingir essa meta e faça planilhas de despesas detalhadas e use dinheiro, crédito e débito para controle detalhado no final do mês.

Recomenda-se a utilização de cartão de débito em vez de dinheiro, pois o recibo aparecerá no extrato, facilitando o processo. Após a conclusão, você também pode começar a planejar seu orçamento anual.

5.Pratique educação financeira

As dicas sobre organizações financeiras devem ser compartilhadas com toda a família, pois não adianta parar todos para economizar sem entender os motivos.

O ideal é discutir passo a passo os fundamentos da organização das minhas finanças.

Sobre tudo, deve-se explicar como a economia do presente pode levar a momentos inesquecíveis no futuro. Por exemplo, se você economizar mensalmente, seu filho pode ganhar um carro aos 18 anos ou viajar durante as próximas férias escolares.

Na verdade, muitas pessoas têm dificuldade em planejar um ano ou mais, porque desejam desfrutar de tudo imediatamente. Isso é muito comum.

O primeiro passo para corrigir essa posição é reconhecer o exagero e trabalhar duro para mudar a mentalidade.

E você sabe como fazer seus filhos descobrirem a importância de economizar dinheiro? A mesada pode ser uma ótima forma de dar as primeiras aulas aos filhos, sempre com responsabilidade e paciência.

Depois dessas cinco principais dicas, você terá uma vida financeira mais organizada. Obrigado por ler até aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *