Aplicativo Horta Em Casa – Aprenda a Cultivar Hortaliças

Publicidade

Utilize um aplicativo horta em casa para cultivar as suas plantinhas sem medo. Em primeiro lugar, você não precisa ser nenhum “expert” em hortaliças ou jardinagem. Além disso, você pode ter um cantinho verde na sua casa mesmo com pouco espaço. Então, para começar só precisa conferir as nossas dicas.

Embora sejam vários os benefícios de uma horta doméstica, muitas pessoas acabam desistindo do cultivo por não saber como cuidar. Já que não somente na produção de alimentos, mas também algumas plantas ornamentais necessitam de cuidados especiais. Por isso é importante saber como tratar cada espécie.

Publicidade

Sendo assim, uma alternativa é recorrer a incrível tecnologia de algum aplicativo horta em casa. Atualmente, existem diversas ferramentas para que qualquer pessoa possa ter sua própria plantação de hortaliças ou flores. Assim, para saber qual o melhor app que vai te ajudar no plantio, continue lendo.

aplicativo horta em casa
aplicativo horta em casa (imagem do google)

Benefícios de ter uma horta doméstica

Antes de mais nada, se você está a procura de um aplicativo horta em casa, vai gostar de saber quais são os maiores benefícios dessa atividade. Inclusive, vai muito além de apenas produzir alimentos saudáveis. Sendo assim, veja a seguir quatro vantagens em aderir ao plantio caseiro:

  • Favorece uma alimentação saudável: Pois cultivar legumes e hortaliças em casa possibilita uma alimentação livre de agrotóxico, que é o maior vilão dos produtos comercializados em grande escala nos “hortifrutis“;
  • Funciona como uma forma de terapia para a mente: Já que evidências científicas comprovam que cultivar plantas de qualquer espécie melhora a saúde mental;
  • Diminui os gastos: Uma vez que, possuindo seu próprio plantio estará economizando na compra de alimentos orgânicos;
  • Ajuda a decorar a sua casa: As plantas são uma forma incrível de deixar o ambiente mais fresco, além disso, algumas ideias criativas de cultivo em pequenos vasos podem ser uma solução para quem tem pouco espaço em casa;
  • Incentiva a educação alimentar: Estará ajudando toda a família a criar bons hábitos alimentares, inclusive as crianças que poderão conviver desde cedo com o plantio, sendo assim um ótimo exemplo prático para eles.

Desse modo, não restam dúvidas que deve começar o seu cultivo o quanto antes. Ainda mais que, mesmo que more em apartamento ou casa bem pequena, poderá encontrar espécies que se adaptam a esses ambientes. Depois disso, é só usar a criatividade e decorar o ambiente com as suas plantinhas.

Qual o melhor aplicativo horta em casa

Você deve estar curioso para saber qual é a melhor opção de aplicativo horta em casa, mas o fato é que existem vários com diferentes funções. Contudo, fomos em busca dos mais bem avaliados para te proporcionar uma boa experiência na hora de se aventurar no plantio caseiro.

Publicidade

Em outras palavras, encontramos três apps gratuitos que vão te ajudar a começar a sua horta. Assim, você pode conferir as funcionalidade de cada um deles e escolher o que mais atende ao seu objetivo. Afinal de contas, seja no cuidado com o jardim ou na produção de alimentos, uma orientação é sempre bem vinda.

Portanto, com os aplicativos é possível identificar espécies e ainda descobrir quais são os cuidados específicos para elas. Como por exemplo, formas de irrigação, podas, pragas que afetam a planta e muito mais. Então, veja nos próximos tópicos quais são esses apps e como utilizar cada um deles.

Identificando a planta

Em primeiro lugar da nossa lista de aplicativo horta em casa, vamos falar sobre esse incrível identificador de plantas. Aliás, um ótimo aliado para aqueles que já cultivam e estão sempre adquirindo novas espécies. Isso porque com apenas um clique você tem acesso a um conjunto de informações disponibilizadas por especialistas.

Então, vamos logo ao que interessa, o nome do aplicativo é PictureThis e pode ser baixado em dispositivos Android ou iOs. Em resumo, após baixar o app no seu “smartphone“, basta abrir e clicar no ícone de câmera. Em seguida, aponte para a planta que deseja obter informações.

Embora a sua principal função seja identificar espécies, a aplicação se mostra bem completa para quem deseja começar a cultivar em casa. Pois, além de indicar o nome da planta com uma boa descrição, ainda mostra algumas dicas de cuidado. Inclusive, alguns usuários afirmam que o app apresenta uma precisão espantosa.

Qual a doença

Certamente, um grande empecilho para quem está iniciando na prática do cultivo é o surgimento de pragas e doenças. Esses probleminhas muitas vezes não são resolvidos da forma correta, já que cada espécie requer um cuidado diferente. Por isso, pesquisadores alemães criaram um aplicativo horta em casa que trás a solução em um clique.

Plantix é o nome do app, contudo está disponível apenas para dispositivos Android. Mas basicamente, o seu uso é bem simples, onde o usuário envia uma foto da planta e recebe um resultado com base no banco de dados da plataforma. Aliás, a forma de uso é bem semelhante ao app anterior.

Como o foco neste caso é identificar qual a doença está acometendo a sua hortaliça, então o resultado mostrará qual é o tipo de praga e qual o melhor tratamento. Contudo, pode ocorrer de não ser encontrado o problema logo na primeira tentativa, mas sempre será informado ao usuário o motivo.

Aplicativo para cultivar horta em casa

Por fim, mas não menos importante, vamos falar sobre um aplicativo horta em casa para você que deseja especificamente produzir hortaliças. Disponível para dispositivos Android, o Cultivar Brasil desempenha muito bem essa função, já que oferece um guia de plantio. Desde o planejamento até a data da colheita.

Além do mais, uma das suas principais funções é indicar o que plantar de acordo com a meteorologia. Em outras palavras, possuí um acervo com informações sobre a melhor época para iniciar o cultivo, inclusive, separado por cada região do Brasil. Assim, fica muito mais fácil iniciar sua horta.

Hoje em dia está muito comum aderir aos famosos jardins verticais na decoração, então, uma boa dica é criar uma horta vertical. Assim, além de compor a decoração da sua casa, ainda fornecerá alimentos saudáveis. Enfim, se gostou das dicas que preparamos aqui, confira o nosso blog e veja alguns outros assuntos que podem ser interessantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *