Aplicativo para recuperar fotos – Como salvar arquivos apagados

Um aplicativo para recuperar fotos pode ser a solução que você procura. Por sorte, existem várias ferramentas hoje em dia que tornam possível encontrar no celular uma imagem que tenha sido excluída anteriormente. Então, se este for o seu caso, fique ligado nas dicas que mostraremos aqui.

Publicidade

Embora existam câmeras fotográficas de alta tecnologia, o uso dos “smartphones tem se tornado o principal meio de tirar e armazenar fotos. Aliás, alguns aparelhos são capazes de capturar imagens de qualidade surpreendente. Com isso, os cliques mais especiais ficam armazenados no próprio telefone.

Então, da para imaginar a vantagem de um aplicativo para recuperar fotos. Pois, se por um lado é versátil, por outro acaba sendo um risco deixar todas as suas fotos salvas apenas no celular. Afinal de contas, quem nunca apagou alguma sem querer? Mas fique tranquilo, continue lendo e veja como resolver.

aplicativo para recuperar fotos
aplicativo para recuperar fotos (imagem do google)

Precisão de um aplicativo para recuperar fotos

Publicidade

Se você está a procura de um aplicativo para recuperar fotos, com certeza vai querer saber a precisão dessa ferramenta. Aliás, se perdeu uma foto especial, não espera menos do que tê-la de volta em perfeito estado, não é mesmo? Entretanto, essa não é uma garantia em alguns casos.

Embora a maioria dos apps dessa categoria sejam bem eficientes, não podemos afirmar uma precisão de 100%. Em outras palavras, encontrar a foto que procura depende da forma como a perdeu ou até mesmo a quanto tempo isso aconteceu. Afinal, o arquivo pode ter sido corrompido permanentemente.

Todavia, a possibilidade de recuperar uma imagem que foi excluída por engano é no mínimo interessante. Além disso, são diversas opções para atender a dispositivos diferentes. Mas prevenir é sempre melhor, por isso é que existem alguns modos para tentar evitar a perda de fotos e vídeos, continue lendo para conferir.

Principais motivos de perda de fotos e vídeos no Android

Antes de mais nada, é necessário estar ciente sobre o motivo que levou a perda do arquivo que deseja encontrar. Somente depois é que deve procurar pelo melhor aplicativo para recuperar fotos, podendo assim obter um resultado mais assertivo. Então, veja a seguir alguns fatores possíveis para Android.

  • Dano físico do aparelho: Queda, contato com água ou qualquer outro dano, podem danificar o armazenamento onde ficam as fotos;
  • Erro humano: Por engano o próprio usuário excluí uma mídia, ou uma pasta inteira, que não deveria;
  • Ataque de malware: Com o acesso contínuo a “internet“, os aparelhos acabam ficando suscetíveis ao ataque de alguns vírus;
  • Corrupção de dados: Com o tempo, não muito comum, mas alguns arquivos acabam ficando corrompidos sem motivo aparente.

A perda de imagens e vídeos é mais frequente em dispositivos Android, sendo que em grande parte ocorre por algum dos fatores citados. No entanto, o iOs não está livre desse problema. Mas, felizmente, em ambos os sistemas já existem boas alternativas para manter os dados do telefone em segurança.

Como evitar a perda de arquivos de mídia do celular

Por mais que exista um aplicativo para recuperar fotos, sem dúvida, tomar alguns cuidados para evitar a situação ainda é a melhor opção. Afinal de contas, nada melhor do que ficar longe de preocupações, sabendo que seus melhores cliques estão em segurança. Para isso, algumas ações podem ser adotadas.

Em primeiro lugar, opte por um armazenamento na nuvem, assim não ficará limitado ao funcionamento do aparelho para acessar os seus arquivos. Aliás, hoje em dia a maioria dos celulares já vem com um app nativo para esta função, basta ficar atento e não deixar de fazer o “backup” com frequência.

Em segundo lugar, fique atento ao estar conectado a “internet“, ou seja, evite clicar em links ou qualquer página duvidosa, isso pode trazer sérios problemas para o seu telefone. E por fim, obviamente, tente manter o celular longe de danos físicos, mesmo que tenha seus arquivos na nuvem.

Aplicativo para recuperar fotos no iOs

Para usuários de iPhones e iPads, nem sempre é necessário baixar um aplicativo para recuperar fotos recém deletadas. Isso porque na própria galeria de imagens possui um álbum chamado “Apagados“. Basta acessar e lá estarão todas as fotos que foram excluídas recentemente.

Todavia, em casos mais complexos é possível usar um software chamado Data Recovery que promete recuperar arquivos perdidos. Assim, mesmo que não estejam mais no álbum de fotos, estarão nos dados internos no aparelho iOs. Nesse caso, além de fotos e vídeos, existe também a possibilidade de encontrar contatos, notas e outros arquivos.

Por fim, uma das melhores formas de manter suas fotos em segurança é utilizando o armazenamento do iCloud. Senão, a mais prática para usuários do iPhone. Isso porque, mesmo que ocorra algum dano físico com o celular, tudo estará salvo na nuvem para ser acessado apenas utilizando o e-mail cadastrado.

Aplicativo para recuperar fotos no Android

Embora os aparelhos Android estejam cada vez mais modernos, ainda não oferecem um sistema de segurança tão objetivo como o iOs. Por isso, muitas vezes é preciso se render a um aplicativo para recuperar fotos. Como esse é o nosso principal objetivo aqui, então vamos mostrar uma lista com os melhores apps com esta funcionalidade:

  • DiskDigger recuperação fotos
  • Restore Image (Restaurar)
  • Recuperar Fotos Apagadas
  • DigDeep Image Recovery
  • Lixeira Dumpster
  • Lixeira para Restaurar fotos
  • Recuperação da Foto excluída

Basicamente, os apps mencionados funcionam de forma semelhante, fazendo uma espécie de varredura no armazenamento de dados do telefone. Para baixar e experimentar qualquer um deles, basta copiar o nome conforme colocamos na lista e procurar por ele na loja de aplicativos do seu “smartphone“. Enfim, para ver mais dicas quentinhas como essa, acompanhe o nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *