Como Ler Letra de Médico – App Para Decifrar Receitas

Publicidade

Descubra como ler letra de médico e não passe mais perrengues com receitas ilegíveis. Sabemos que muitas vezes entender a prescrição médica não é tarefa fácil, então se você já se viu em uma situação assim vai gostar de saber que existem meios digitais que podem te ajudar nisso.

Os casos de baixa legibilidade ocorrem não somente em receitas, mas também é comum em atestados e prontuários médicos. O fato é que isso muitas vezes prejudica o paciente, além de ser uma situação bem desagradável depender do farmacêutico para entender o que foi prescrito.

Publicidade

Então, para saber como ler letra de médico usando as mesmas técnicas usadas pelos farmacêuticos, confira as informações que preparamos neste artigo. Além disso, fomos em busca de uma solução ainda mais prática e rápida, um aplicativo que promete decifrar o que foi prescrito.

como ler letra de médico
como ler letra de médico (imagem do google)

Sobre a expressão “letra de médico”

Você já deve ter ouvido por ai a expressão “letra de médico” sendo usada para definir uma caligrafia ruim. Isso se deve ao fato de muitos profissionais de áreas da saúde terem a escrita um pouco complicada de ler, o que não pode ser generalizado já que alguns escrevem muito bem.

No entanto, por lei o profissional que prescreve uma receita com grau de legibilidade ruim pode ser penalizado. Apesar da expressão ser comumente usada em tom de humor, a prática na realidade pode causar sérios danos, como por exemplo a administração de medicamento errado ao paciente.

É importante nesse caso conhecer os seus direitos, então se você como paciente alguma vez se sentir lesado com uma receita ilegível, saiba que pode denunciar ao Conselho Regional de Medicina, que tomará as medicas cabíveis. Por outro lado, prevenir é melhor do que remediar, então continue lendo para ver como ler letra de médico.

Motivo de médicos terem a fama da caligrafia ruim

Publicidade

Antes de mais nada é válido ressaltar que nem todos os profissionais de medicina possuem uma caligrafia ruim. No entanto a fama de escritas difíceis de ler foi dada aos médicos, apesar de ocorrer também em outras profissões. Há inclusive algumas teorias que podem justificar o mito. Antes de saber como ler letra de médico, veja algumas dessas teorias:

  • Precaução médico: Alguns dizem que os médicos faziam as prescrições, antigamente, de forma que somente os boticários conseguiam entender. Isso era uma forma de os pacientes não se arriscarem a fazer o próprio remédio, visto que ainda não existiam os laboratórios farmacêuticos;
  • Prática adquirida na faculdade: Outra teoria acerca do mito da “letra de médico” é que adquiriram essa condição pela pressa em anotar as aulas na faculdade, o que resultaria na caligrafia ruim. Mas então, seria essa uma realidade apenas dessa profissão? Fica a dúvida;
  • Homens tem caligrafia menos legível: Há ainda aqueles que afirmam que, no passado a grande maioria dos profissionais eram homens e por isso a profissão levou a fama da caligrafia ruim. A justificativa é de que os homens teriam a letra menos legível do que a das mulheres.

Podemos perceber que são hipóteses, sendo assim não devemos adotar como verdade. Mas o fato é que independente de a fama ser injusta ou não, a medicina é a profissão em que uma legibilidade ruim pode causar mais danos diretos e muitas vezes irreversíveis, uma vez que estamos falando de ingestão de medicamentos.

Por que farmacêuticos sabem como ler letra de médico?

Geralmente quando ocorre de após uma consulta notar que a letra na receita está ilegível, o primeiro impulso que temos é de procurar o farmacêutico. Muitas vezes esses profissionais decifram de primeira, não que eles tenham um super poder de saber como ler letra de médico, mas pela vasta experiência.

Os farmacêuticos têm mais facilidade em ler as receitas por já terem conhecimento sobre a maioria dos medicamentos. Assim, pelos diagnósticos informados pelos pacientes fica mais fácil decifrar o que está sendo prescrito. Outro fator que os auxilia é entender sobre a estrutura das receitas, tornando mais rápido a interpretação.

No entanto, existem ainda alguns casos tão extremos de prescrição médica ilegível que nem mesmo o profissional da farmácia consegue entender. Nesse caso, o ideal é não arriscar uma adivinhação e sim retornar ao profissional que manuscreveu a sua receita. É importante não se automedicar em nenhuma hipótese.

Como ler letra de médico pelo aplicativo

Como nada é impossível no mundo digital vamos te apresentar uma ferramenta que promete saber como ler letra de médico. Estamos falando de um aplicativo que pode ser útil em diversas situações, logo, seria uma boa alternativa para agilizar o processo e descobrir de uma vez o que diz na sua receita.

Devido a grande relevância que existe em torno da famosa caligrafia ruim dos médicos e o impacto que isso pode causar, várias empresas começaram a estudar uma forma de fazer essa interpretação de forma automatizada e fácil. Com isso é que uma empresa brasileira desenvolveu um app super fácil de usar.

Basicamente o app funciona em dois estágios. No primeiro, após baixar e abrir o app, você tira uma foto da receita com a câmera do seu “smartphone“. No segundo estágio uma equipe formada por 15 farmacêuticos irá receber e analisar a sua receita, assim, em algumas horas responderão qual é o medicamento prescrito.

Como baixar o aplicativo

Para baixar e utilizar o app é bem simples, basta acessar a loja de aplicativos do seu “smartphone“, seja Android ou iOs, e na barra de pesquisas buscar pelo nome do app “Netfarma Acha“. No entanto, a empresa passa por alguns reajustes atualmente, deixando o app fora do ar com relançamento previsto para setembro.

Futuramente a NetFarma pretende melhorar ainda mais o recurso sobre como ler letra de médico pelo aplicativo, a proposta é que a interpretação ocorra de forma automática e mais rápida. Mesmo assim, é super válido ter a opinião de tantos profissionais para poder comparar e tirar as conclusões sobre o que diz a sua receita.

Vale lembrar que, pode ocorrer de a caligrafia estar tão ilegível que nem mesmo os profissionais especializados consigam decifrar, nesse caso reforçamos a importância de retornar ao seu médico ou ao menos entrar em contato para confirmar o que foi prescrito. Por fim, nosso intuito é sempre trazer informações úteis e relevantes, caso tenha gostado, acompanhe o nosso blog para ver outros assuntos.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *