Nessas Eleições Fuja de Fake News Com o App Bot TSE

Publicidade

Agora você pode ficar por dentro de todas as informações sobre as Eleições 2022. Isso porque um assistente virtual possibilita que os eleitores tirem suas dúvidas pelo WhatsApp. Então, se você é daqueles que gosta de ficar ligado nas notícias eleitorais, continue lendo para saber mais.

Nada melhor que se manter bem informado, não é mesmo? Inclusive quando o assunto é política e muitas “fake news” correm por aí desencadeando uma série de transtornos. A fim de amenizar essa situação , o TSE – Tribunal Superior Eleitoral, criou um “chat” no WhatsApp para tirar dúvidas.

Publicidade

Sendo assim, nessas eleições você eleitor poderá contar com o assistente virtual do TSE pelo mensageiro mais popular do momento. Vamos te mostrar como checar informações diretamente pelo seu WhatsApp e obter em poucos segundos se a informação é verdadeira ou não.

eleições
eleições (imagem do google)

Sobre o Assistente Virtual do TSE

Provavelmente você já deve ter ouvido falar por aí sobre o chatbot, o assistente virtual do TSE, que foi batizado também como “Tira-Dúvidas do TSE”. O robô virtual foi lançado ainda em 2020, em uma parceria do órgão com o WhatsApp sob o intuito de combater as famosas “fake news”.

Uma nova versão da ferramenta promete aumentar o número de pessoas buscando informação nessas eleições. Isso porque o assistente virtual veio com mais interatividade, com funcionalidades que além de checar sobre notícias falsas, ainda oferecem acesso aos serviços da Justiça Eleitoral.

Com isso, o canal garante uma maior proximidade entre os eleitores brasileiros e a Justiça Eleitoral, além de ter grande relevância para o enfrentamento da desinformação que teve um salto no país. Os cidadãos poderão ser orientados sobre diversos assuntos através do popular aplicativo de mensagens.

Fake News nas eleições pelo Whatsapp

Publicidade

O TSE não escolheu o WhatsApp para esse projeto por mero acaso. Primeiramente que o mensageiro do Meta possui atualmente mais de 170 milhões de usuários conectados no Brasil, o que representa mais de 80% da população total. Isso o torna a maior plataforma de mídia social do país.

O interesse por parte do próprio WhatsApp também não é atoa, visto que o canal foi um dos principais palcos para a propagação de “fake news” durante as eleições de 2018. Inclusive, dentro do aplicativo a desinformação era disseminada em maioria por meio de grupos públicos.

Sendo assim, visto que as “fakes news” podem impactar o processo eleitoral, uma vez que geram polêmica, desconforto e desinformação, a solução é resolver o problema pela raiz. Ou seja, inserir meios de verificar informações no próprio WhatsApp onde elas são mais compartilhadas.

Tópicos do chabot

Para essas eleições, o chatbot conta com 14 tópicos com assuntos pertinentes ao processo eleitoral. Assim, utilizando o canal o eleitor pode acessar informações sobre como tirar ou regularizar o título, datas e local de votação e outros temas aos quais mostraremos na listagem seguinte:

  • Receba mensagens sobre como enfrentar a desinformação;
  • Cadastro e uso de biometria;
  • Descubra se uma informação é verdadeira;
  • Saiba como justificar ausência na votação;
  • Estatísticas eleitorais;
  • Curiosidades da Justiça Eleitoral; entre outros.

Além dos assuntos citados, que podem ser acessados por modo interativo no WhatsApp, o TSE incluiu também um perfil oficial do órgão no Kwai, outra plataforma digital popularizada nos últimos tempos. Assim, aumentam ainda mais a divulgação de conteúdos verdadeiros a respeito das eleições.

Eleições 2022

Assim como em 2018, este ano estamos novamente em ano de eleições gerais, onde serão eleitos presidente e vice-presidente da República, bem como os constituintes do Congresso Nacional. Com isso, o TSE já começou a tomar medidas para garantir que não hajam contratempos no período eleitoral.

A data de votação para primeiro turno está prevista para o dia 02 de outubro, ficando um possível segundo turno com data prevista para o dia 30 de outubro. Vale ressaltar que, em caso de pendencias com a Justiça Eleitoral que não tenham sido regularizadas até 04 de maio, o cidadão não poderá votar em 2022.

Neste ano, estima-se que 148 milhões de pessoas participarão das votações. De acordo com informações do TSE, a inclusão de novos eleitores bateu recorde, atingindo mais de 2 milhões de cadastros de jovens entre 16 e 18 anos até a data limite em maio. Aproveite o assistente virtual para saber mais.

Como usar o assistente virtual nessas eleições?

Se chegou até aqui e quer saber como interagir com o assistente virtual do TSE saiba que é bem simples. O acesso ao canal ocorre pelo WhatsApp, ao qual já temos bastante costume de usar. Sendo assim, basta seguir as orientações que mostraremos aqui e aproveitar essa ferramenta nessas eleições.

Antes de mais nada, obviamente você precisa ter uma conta no app de mensagens. Logo, basta adicionar o contato oficial do TSE (+55 61-9637-1078) na agenda do seu telefone e na sequencia enviar uma mensagem pelo WhatsApp, a partir daí você poderá escolher dentre uma das 14 opções e continuar o atendimento.

O dialogo no chatbot é bem intuitivo, vale a pena conhecer o canal e compartilhar com familiares e amigos. Afinal, é sempre bom se manter atualizado com informações confiáveis, só assim votará consciente. Esperamos ter ajudado com as informações contidas nesse artigo, acompanhe o nosso blog para ver outras notícias e dicas interessantes.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *