Aplicativo Para Monitorar o Sono Grátis – Veja Como Baixar

Nada melhor que uma noite bem dormida para renovar as energias, Não é mesmo? Utilize um aplicativo para monitorar o sono grátis e observe o que pode melhorar. Existem por ai várias opções, dentre elas aplicações nativas dos dispositivos Android ou iOS, bem como outros apps de terceiros.

Publicidade

A qualidade do sono que temos a noite influencia diretamente na nossa disposição durante o dia. Por isso é importante se atentar quando anda dormindo mal e buscar recursos que possam ajudar a melhorar essa situação. É ai que o celular pode ser um aliado ou um vilão, vamos falar um pouco sobre o assunto.

Enfim, com tantas ferramentas digitais a nossa disposição não poderia faltar um aplicativo para monitorar o sono grátis. Se você é daqueles que tem dificuldade para dormir e acaba perdendo boas horas de sono, vai gostar do que vamos te mostrar por aqui, fique ligado nos tópicos seguintes.

aplicativo para monitorar o sono grátis
aplicativo para monitorar o sono grátis (imagem do google)

Sono e saúde

Publicidade

Você sabia que a qualidade do seu sono influência na saúde do seu corpo e mente? A verdade é que não adianta apenas contar se está dormindo a quantidade de horas necessárias, se este não for um sono de qualidade. Noites mal dormidas podem aumentar o risco de doenças, além de causar o envelhecimento precoce da pele.

Muitas vezes não damos muita importância para o quanto estamos descansando realmente o nosso corpo e mente, o que pode ser extremamente danoso. Por isso o uso de um aplicativo para monitorar o sono grátis pode ser a melhor alternativa caso perceba que não está descansando o suficiente.

Mas se fica a dúvida: Como saber se estou dormindo mal? O seu corpo responde por si. Anda estressado e com mau humor? Se sente cansado o tempo todo? Não consegue manter um peso adequado? Percebe que anda desatento? Se a responda para algumas dessas perguntas for “sim“, provavelmente você não está dormindo bem.

Horas de sono

Assim como precisamos recarregar o nosso celular, o nosso corpo também precisa de recarga. Está recarga acontece enquanto dormimos, que é quando o corpo realiza os processos de manutenção e cura. Apesar de especialistas recomendarem ao menos 8 horas diárias de sono, esse tempo pode variar conforme a idade. Veja:

  • Adultos: Entre 7 e 8 horas;
  • Adolescentes: Entre 8 e 10 horas;
  • Crianças: Entre 9 e 13 horas;
  • Bebês: Entre 12 e 16 horas.

Vale ressaltar que estamos falando de sono de qualidade e sem interrupção. Assim, como pode perceber, cada faixa etária necessita de um intervalo diferente de sono, para que o corpo reponha as energias e regule o metabolismo. Além disso, dormir bem fortalece a memória e o sistema imunológico.

O uso do celular a noite prejudica o sono?

Estamos aqui para recomendar um aplicativo para monitorar o sono grátis, mas o uso do celular antes de dormir é saudável? Vamos falar sobre isso. Especialistas afirmam que a luz, especialmente a luz azul da tela do celular, prejudicam o sono por cortarem a secreção de melatonina, hormônio responsável pela qualidade do sono.

Sendo assim, a orientação é que ao menos duas ou três horas antes de dormir fique longe da telinha do seu “smatphone“. É comum ficarmos em redes sociais até pegar no sono, mas já percebeu que fazendo isso você se sente cansado e mesmo assim não adormece? Pode ser pela luz azul.

Entretanto, muitas vezes não é possível ficar esse tempo sem o celular antes do sono, uma boa dica então é filtrar a luz azul da tela. Se for um usuário iOs pode ativar o recurso “Night Shift“, nos ajustes de “Tela e brilho“. Para outros dispositivos poderá baixar outro filtro de cor com a mesma função.

Aplicativo para monitorar o sono grátis

Um bom aplicativo para monitorar o sono grátis é o “Sleep Cycle“, disponível para Android e iOs. Atualmente é um dos apps de sono mais populares no Google Play, possuindo mais de 160k de “reviews“. Vale a pena conferir, quer saber como baixar? Fique tranquilo que vamos te contar.

Baixar o app é muito simples, basta acessar a loja de aplicativos do seu dispositivo, Play Store (para Android) e App Store (para iOs). Na barra de pesquisas busque por “Sleep Cycle” e selecione a primeira aplicação. Clique no botão que comanda a instalação e pronto, o app está pronto para ser usado.

Com este aplicativo você poderá monitorar e melhorar a qualidade do seu sono. É possível inclusive programar para que o app te acorde no momento em que o seu sono estiver mais leve, evitando assim que você seja acordado durante um sono pesado. Com isso você garante um despertar mais natural.

Outras opções de aplicativo para monitorar o sono grátis

Não pense que acabou, pois quando o assunto é aplicativo para monitorar o sono grátis existem opções a perder de vista. Vamos te indicar outros nomes de apps que podem ser bem úteis nesse momento. Assim, cabe a você experimentar e ver qual deles é mais vantajoso para você. Confira:

  • Sleep as Android: Posicione o dispositivo Android perto da sua cama e ele irá utilizar o microfone e ondas de ultrassom para identificar os ciclos do seu sono. O app também registra ronco e fala durante a noite. Já o despertar, ele sempre escolhe te acordar no sono mais leve.
  • Endel: Disponível para Android e iOs, este app cria paisagens sonoras com três finalidades: Sono, foco ou relaxamento. Os sons são criados conforme o ritmo do seu dia, usando inteligência artificial para colher informações. Entretanto, muitas funções só estão disponíveis em uma versão paga que custa R$7,90 mensais;
  • Saúde: Está é uma aplicação nativa do iPhone com diversas funcionalidades que podem melhorar o seu descanso. Com ele você define metas de sono e pode ativar o modo “não perturbe” para que todas as notificações sejam silenciadas enquanto você dorme. Ademais, usando um Apple Watch é possível monitorar os ciclos do seu sono.

Enfim, essas foram algumas indicações para que você possa utilizar o celular a seu favor na hora de dormir, afinal, ele só será o vilão se você permitir. Esperamos ter ajudado com as informações, caso tenha gostado, acompanhe o nosso blog e fique ligado em mais dicas interessantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *