Qual é melhor: consórcio ou financiamento de veículo?

Publicidade

 

Você sabe o que é um financiamento de veículo? Sabe o que é um consórcio de um veículo? Ou então, sabe qual a melhor opção para você?

Publicidade

Saber a resposta para essas mesmas perguntas, pode não ser uma tarefa muito simples, principalmente para as pessoas que não apresentam conhecimento sobre o assunto.

Onde são essas mesmas pessoas, que realizam essas questões, com uma grande frequência. Caso você seja uma dessas pessoas, saiba que você está no lugar certo.

Pois, preparamos esse mesmo artigo, para que você possa ter acesso as melhores e principais informações, que compõem esse assunto e assim, encontrar a resposta para a grande parte das suas dúvidas.

O que é o financiamento e como que o mesmo funciona?

Um financiamento, é basicamente uma espécie de compra a longo prazo, que uma certa pessoa realiza, quando apresenta interesse em comprar algo, mas não apresenta dinheiro suficiente para que essa compra possa ser realizada e finalizada.

Publicidade

Essa opção, é muito recomendada para as pessoas que apresentam interesse em realizar a compra de algo no futuro, mas não sabe como realizar esse processo.

Na prática, essa opção funciona da seguinte forma:

Uma certa empresa ou instituição financeira, realiza o fornecimento de certos recursos, para uma outra parte que será financiada.

Para que assim, no futuro possa ser realizado um certo investimento específico que recebe o seu acordo de forma prévia.

Essa mesma opção, apresenta uma taxa de juros, que é acrescentada no valor inicial, mas que pode variar bastante de acordo com o tempo que esse parcelamento recebeu para ser realizado.

Uma informação que muitos não apresentam conhecimento, é que você só pode realizar a solicitação do seu financiamento, para aquisição de um bem que seja específico, como por exemplo: um veículo ou um imóvel.

O que é um consórcio e como que o mesmo funciona?

Um consórcio é uma certa modalidade de aquisição, que une várias pessoas que apresentam interesse em comprar uma mesma coisa, seja tanto um bem, quanto um serviço.

Essas pessoas são unidas em uma espécie de grupo.

Na prática e de forma mensal, todos os integrantes desse mesmo grupo de pessoas, contribuem com uma certa quantia em dinheiro.

E é com essas quantias que são contribuídas, que formada uma espécie de poupança comum, onde todos os integrantes desse grupo, podem ter acesso.

Uma informação que muitos não sabem, é que até com que o contrato chegue ao fim, todos apresentam acesso à sua carta de crédito e podem adquirir o bem ou serviço desejado quando quiserem.

Mas, caso algum dos integrantes do grupo, apresente interesse em aumentar as suas chances de contemplação, existe a possibilidade dessa mesma pessoa realizar uma espécie de lance.

Além de que, é possível com que você realize vários tipos de aquisição, pelo fato de que existem consórcios para muitas coisas, como por exemplo:

  • Imóveis: como casas, apartamentos e prédios comerciais.
  • móveis: caminhões, carros e motos.
  • Serviços: como viagens, tratamentos estéticos, entre outros!

Uma informação, que muitos não sabem, mas é de extrema importância, é que os consócios são realizados por empresas que recebem o nome de administradoras.

E o seu funcionamento, é fiscalizado pelo Banco Central do Brasil.

Qual é a melhor opção: financiamento ou consórcio?

Bom, agora que você teve acesso a o que são e como funcionam ambas as opções, você pode entender qual é a melhor escolha.

Como foi possível ver, as duas apresentam propostas que são muito diferentes uma das outras, mas ambas também apresentam o mesmo objetivo.

Onde a única coisa que diferencia as duas, é como conquistar esse mesmo objetivo.

O que é possível concluir, que as duas opções são de boa escolha, mas elas são direcionadas e recomendadas para um público que é completamente diferente.

Fazendo com que, se você se encaixe melhor em financiamento, você tenha que realizar o mesmo, mas se você se encaixa melhor no consórcio , você realiza ele.

E é por esse motivo, que você deve procurar saber bastante sobre cada uma das opções, para que você não cometa algum tipo de erro ao escolher a opção errada.

Estas foram as informações e dicas sobre consórcios ou financiamento de veículos que o site De Olho Finanças apresentou.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *