Aplicativo que consulta CPF e CNH Gratuitamente

Publicidade

Você sabia que a Receita Federal realizou o lançamento de um novo aplicativo? Isso mesmo, e é com esse mesmo aplicativo que é possível consultar o seu CPF e a sua CNH, sem precisar pagar por nada. Mas como é feita a autenticação dos documentos? Graças as tecnologias dos dias de hoje, isso é possível por meio de um QR Code.

Vale a pena lembrar ainda, que o aplicativo em questão está disponível para IOS e Android. Se você apresenta interesse em conhecer esse mesmo aplicativo e as funções que o mesmo apresenta, de forma melhor, pode ser importante você saber que esse é o artigo correto e o mais indicado à você.

Publicidade

Por que? Isso pois, ao realizar a leitura do mesmo, você poderá ter acesso as melhores e principais informações que compõem esse assunto, fazendo assim com que você encontre a resposta correta para suas dúvidas.

Entendendo o aplicativo

Bem, uma coisa importante de estra lembrando é que no momento somente aquelas pessoas que tiverem CNH poderão estar usando o CPF digital, isso pelo fato de que o aplicativo em questão exige identificação biométrica. Caso você não tenha a sua CNH, aparecerá a seguinte mensagem: “validação biométrica indisponível, por favor procure atendimento com a Receita Federal do Brasil”, o que significa que você não poderá usar a plataforma.

E como foi dito na introdução, ambos os documentos digitais têm em cada um delas, um QR Code que mostra que elas são legítimas. Uma coisa muito importante de estar se lembrando sempre, é o fato de que desde o ano de 2019 o CPF já serve como uma espécie documento único em órgãos federais, para que seja possível estar acessando informações, consultar os benefícios que você pode ter acesso e dar andamento a processos administrativos.

Uma das principais novidades sobre esse novo aplicativo, é que o mesmo conta agora como uma espécie de chatbot que é usado para que todas as suas dúvidas relacionadas ao aplicativo e essa nova versão dos documentos posam ser respondidas de forma correta. Vale a pena lembrar ainda, que para que você possa estar usando o CPF Digital, você deverá aceitar os termos de uso que na verdade são duas leis: a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e os artigos 7º e 16º do Marco Civil da Internet.

Como baixar e usar o CPF Digital RFB?

Publicidade

Como já foi dito anteriormente, o aplicativo em questão está disponível para ser instalado no Google Play (Android) e na App Store (iOS). E bem, para que você possa estar usando esse mesmo aplicativo, será  necessário com que você seguir alguns passos, sendo eles os seguintes: Insira o número de seu CPF e também a data de seu nascimento; Aceite os termos de uso (ou seja, os LGPD e Marco Civil da Internet que já foram citados a cima);

Se você não tiver a sua CNH, você provavelmente verá a seguinte mensagem de erro “validação biométrica indisponível” o que basicamente significa que você não pode usar esse mesmo aplicativo.

Caso você já tenha a sua CNH, você poderá usar o aplicativo, mas antes mesmo será necessário com que você faça a prova de vida, que consiste em basicamente realizar uma sequência de ações (sorrir, virar a cabeça para os lados, fechar os olhos) para comprovar que você não é um robô ou algo do tipo;

Após isso, será necessário com que você tire uma selfie, que servirá como uma autenticação biométrica; Crie uma senha (que seja um PIN), onde essa mesma senha deverá ter no máximo quatro dígitos. Depois de fazer todo esse mesmo processo, você já poderá estar usando o aplicativo sempre que desejar.

 
 
 
 
 

Carregando…

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *