App Título de Eleitor – Como Ter o Título Digital Grátis

Publicidade

As eleições estão chegando ai e o app título de eleitor promete facilitar a vida dos brasileiros nesse momento tão importante. Isso porque, com a ferramenta “online” é possível obter a via digital do documento de forma gratuita. Assim, qualquer pessoa pode acessar seus dados na Justiça Eleitoral.

Sem dúvidas, cada eleitor é responsável por uma parcela de responsabilidade na formação de um governo democrático. Por isso, nenhum cidadão deve se colocar como mero coadjuvante, já que o voto é muito mais que um dever e sim um direito de participação ativa na escolha de bons governantes para o país.

Publicidade

Diante disso, reforçamos a importância do documento que garante o direito de cidadania. Então, veja como utilizar o app título de eleitor e certificar que está tudo certo para o dia do pleito eleitoral. Afinal, não vai querer perder a oportunidade de participar da votação, não é mesmo? Continue lendo para saber mais.

app título de eleitor
app título de eleitor (imagem do google)

Pleito Eleitoral no Brasil

Antes de mostrar como baixar e utilizar o app título de eleitor, vamos conceituar um pouco o assunto. Primeiramente, é interessante citar o artigo 1º da Constituição Federal no qual consta a frase “Todo o poder emana do povo…“. Logo, é possível imaginar a importância do eleitor-cidadão no pleito eleitoral.

No Brasil, o voto é um ato de soberania popular praticado de forma secreta desde o ano 1932. Desde então, qualquer cidadão nascido no país ou naturalizado, com idade entre 18 e 70 anos é obrigado a votar. Por outro lado, para os jovens com 16 e 17 anos e os idosos acima de 70 anos de idade o voto é facultativo.

Aliás, pesquisas apontam que o eleitorado em 2022 cresceu 6,21% em comparação ao ano 2018. Em outras palavras, nas votações deste ano poderão comparecer às urnas mais de 156 milhões de eleitores aptos a votar. Então, para saber se você está nessa lista, veja como baixar o app título de eleitor.

Sobre o título de eleitor

Publicidade

O Título Eleitoral é, sem dúvida, um dos documentos mais importantes que possuímos. Afinal, é ele quem garante a nossa cidadania e o direito de escolher os representantes da nossa cidade, estado e país. Em resumo, é o documento responsável por comprovar se um cidadão está devidamente cadastrado na Justiça Eleitoral do país.

Então, o Título de Eleitor é um documento impresso, porém recebeu recentemente uma versão virtual. Assim como outros documentos de identificação como CPF, CNH, RG, entre outros. O acesso, por sua vez, é pelo exclusivo app título de eleitor, lançado em 2017 pela Justiça Eleitoral Brasileira.

Basicamente, tanto na versão impressa, quanto na versão digital, deve constar os seguintes dados: nome do eleitor, data de nascimento, unidade federativa, município, zona e secção eleitoral de votação. Além disso, deve conter o número de inscrição eleitoral, data de emissão, assinatura do juiz eleitoral e a assinatura do próprio eleitor.

Eleições 2022

O primeiro turno das eleições 2022 está programado para acontecer no dia 02 de outubro. Sendo que, caso nenhum candidato a presidência consiga atingir mais de 50% do total dos votos válidos, o processo segue para um segundo turno que ocorrerá posteriormente, no dia 30 de outubro.

Então, eleitores e eleitoras já começaram a estudar as usas possibilidades de voto, a fim de escolher os melhores governantes ao seu ponto de vista. Assim, muitos deles já baixaram o app título de eleitor para ter o documento de forma grátis e acessível. Além de poder conferir se todas as informações cadastrais estão corretas.

Enfim, este ano serão nomeados os representantes para os cargos de Presidente e Vice-presidente da República, Governador, Senador e Deputados Federal, Estadual e Distrital. Lembrando que, em agosto se iniciaram os processos de campanha dos candidatos, então, é hora de analisar cada proposta e fazer valer o seu voto no dia do pleito.

Funções do app título de eleitor

Desde as eleições presidenciais no ano de 2018, o app título de eleitor tem sido um aliado para os cidadãos. Por consequência disso, o que antes era um processo burocrático, agora é simples e cabe na palma da mão. Então, com o app você acessa uma versão digital do seu documento e ainda pode realizar as seguintes ações:

  • Emitir sua certidão de quitação eleitoral;
  • Emitir sua certidão de nada consta criminal eleitoral;
  • Efetuar pedido de justificativa de ausência de forma “online“;
  • Consultar endereços para justificar sua ausência de forma presencial;
  • Consultar e emitir guias para pagamento de débitos eleitorais;
  • Verificar autenticidade da certidão ou do documento;
  • Se inscrever para ser um mesário voluntário no dia da votação.

Além disso, pelo app ainda é possível consultar o seu local de votação para não se confundir no dia do pleito e ainda tirar dúvidas pelos canais de atendimento do Tribunal Superior Eleitoral – TSE. Aliás, novos eleitores que emitirem o título eleitoral terão apenas a versão digital, assim, com o tempo a versão em papel será totalmente extinta.

Como baixar o app título de eleitor

Já sabemos a importância de participar da escolha dos representantes do seu país, mas afinal, como baixar esse tal app título de eleitor? De antemão, saiba que é bem simples e com poucos cliques você ficará por dentro de todas as informações eleitorais. Então, app do qual nos referimos está disponível para dispositivos Android e iOs e se chama e-Título.

Sendo assim, para baixar no seu “smartphone” basta acessar a loja de aplicativos do seu celular e digitar “e-Título” na barra de pesquisas. Dessa forma, o app oficial aparecerá logo na primeira opção, clique e faça o download para começar a utilizar a ferramenta de forma grátis e prática.

Após fazer a instalação o acesso na plataforma é bem intuitivo, tudo que precisará é informar alguns dados pessoais para ter acesso ao seu Título de Eleitor digital. Então, baixe agora mesmo e tenha o seu documento em mãos. No mais, esperamos que as informações tenham sido úteis. Para ver mais assuntos sobre eleições, benefícios sociais, notícias e dicas em geral, acompanhe o nosso blog.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *