Como se preparar para o Enem 2020

Publicidade

Você conhece o Enem 2020? Você sabe qual será o assunto retratado no Enem desse ano? Ou então, você sabe como você deve se preparar para realizar o mesmo?

Bem, essas são algumas das principais perguntas que estão relacionadas a esse assunto, elas são realizadas pelas pessoas que querem fazer o mesmo.

Publicidade

E pelo fato de ser um assunto que gera muitas duvidas, neste artigo você irá ter acesso a algumas das principais informações do assunto com o site De Olho Finanças

Para que possamos explicar tudo de forma correta, vamos usar informações que foram recentemente postadas e que são de sites confiáveis.

INFORMAÇÕES SOBRE O ENEM 2020

Vamos usar tópicos para que possamos explicar tudo, pois desse jeito será mais fácil e organizado.

O Que é o Enem?

Bom, o Enem foi criado em 1998, com o principal objetivo de avaliar a capacidade dos estudantes que haviam acabado o ensino médio.

Publicidade

A partir de 2004, o Enem começou a ser usado para que as pessoas que o faziam, pudessem ir cursar em algum tipo de ensino superior.

E já em 2010, foi considerado o maior e o mais complexo exame de todo o país, pois nesse mesmo ano ele foi incluído no Sistema de Seleção Unificada(ou também conhecido como SISU).

Hoje em dia, ele é uma das melhores opções para as pessoas que querem fazer faculdade, mas não tem dinheiro, isso pois o mesmo da bolsas em várias faculdades, de todo e qualquer estilo, desde medicina, até engenharia e pedagogia.

Como funciona o Enem 2020

Nos dias de hoje, o Enem 2020 ocorre em dois domingos consecutivos, onde em cada um desses dois dias, é apresentado um conceito completamente diferente.

Geralmente as provas do Enem, são compostas por 180 questões e uma redação, essas são divididas entre os dois domingos da seguinte forma:

O primeiro dia é dedicado para modalidade impressa, onde os estudantes realizam as seguintes matérias: Língua portuguesa, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e realizar uma redação, no total são exatas 5 horas e 30 minutos de prova.

Já no segundo dia, os candidatos devem mostrar quais seus conhecimentos nas seguintes matérias: ciências e suas tecnologias(novamente) e matemática e suas tecnologias, nessa etapa a duração da avaliação é 5 horas.

Dicas para poder tirar uma boa nota no Enem 2020

Tirar uma boa nota no Enem, nem sempre é uma coisa muito fácil, por esse motivo a seguir você verá algumas dicas que poderão te ajudar a realizar a prova :

1 – Crie um cronograma: você ter um cronograma quando você for estudar, é de importante, pois somente assim, você poderá se organizar e não misturar as matérias.

2 – Saiba o que vai cair na prova: saber qual será o conteúdo da prova é a coisa mais importante, pois assim você poderá estudar antes de fazer a prova.

3 – Videoaulas: as videoaulas podem ajudar muito em relação ao estudo.

4 – Refaça a prova: sempre o Enem disponibiliza a prova de um certo ano e você refaze-las poderá ajudar a entender a estrutura da mesma.

5 – Redação: pratique a redação, pois assim você poderá ter mais conhecimento sobre a estrutura da mesma.

6 – Simulados: os simulados, são ótimas opções, principalmente aqueles que tem o mesmo conteúdo do Enem.

7 – Notícias: acompanhe as notícias, pois muitas informações só são faladas em jornais e sites do mesmo.

8 – Redes sociais: as redes sociais, podem ajudar muito, pois as mesmas podem oferecer perfis de estudo.

O que eu posso fazer com a nota do Enem 2020?

Segue a lista do que você pode fazer usando a nota do Enem:

  • SISU: entrar em uma faculdade pública;
  • Prouni: bolsa para faculdade particular;
  • Fies: financiar a mensalidade de uma faculdade particular;
  • SISU Tec: ingresso para um curso técnico;
  • Cursos públicos;
  • Ingresso para faculdade particular;
  • Intercâmbio para uma faculdade/ universidade em Portugal.
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *