CRLV Digital – Descubra Como Baixar o Aplicativo

Você já deve ter ouvido falar por ai sobre o CRLV digital, que nada mais é que a versão digital daquele velho documento impresso que era enviado para o seu endereço. Mas então, você já sabe como baixar e ter o documento no seu “smartphone“? Preparamos esse artigo para acabar de vez com todas as suas dúvidas em relação a isso.

Publicidade

O CRLV é o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo. Como o próprio nome já diz, é o documento que certifica atualmente a regularidade do veículo no Brasil. Segundo o Código de Transito Brasileiro, o mesmo possui validade de 1 ano e pode ser emitido logo após ocorrer a quitação da taxa de licenciamento anual.

Desde o ano de 2020 o Detran passou a optar pelo CRLV digital, não enviando mais aquela versão impressa em papel moeda. As informações contidas no documento e o seu prazo de validade continuam o mesmo. No entanto, agora é de responsabilidade do proprietário baixar e imprimir a sua via do CRLV. Não sabe como fazer? Continue lendo que iremos te instruir.

CRLV digital
CRLV digital (imagem do Google)

Quando o CRLV digital fica disponível?

Publicidade

Antes de ser definido o CRLV digital, a via impressa do documento era enviada ao endereço do proprietário após a quitação das taxas anuais. Agora, a situação é parecida. Veja bem, o documento ficará disponível para você consultar assim que fizer o pagamento do licenciamento e do imposto. Somente aí, estará certificado que seu veículo está devidamente regularizado.

As formas de pagamento também não mudaram. Sendo assim, todos os anos cada veículo pode emitir as guiar de pagamentos com as opções de parcelamento em três vezes ou cota única para o IPVA e, cota única para o Licenciamento. Assim, a partir da data em que vence o licenciamento dos primeiros veículos é que começam a disponibilizar os documentos.

Se você já quitou os seus débitos e seu veículo encontra-se regular, possivelmente já pode emitir o seu CRLV digital. Para isso existem algumas opções, mas a mais segura seria acessando o próprio site do Detran. Outro caso seria baixar o aplicativo que indicaremos aqui e possuir a versão digital no seu celular, que poderá ser acessada também se estiver “offline“.

Informações que contém no CRLV

O CRLV digital é o documento de identificação do veículo, basicamente contém as mesmas informações que continham nas versões impressas. A diferença é que antes o Detran disponibilizava o documento em papel moeda em uma coloração verde. Agora, existe apenas a opção em preto e branco, tanto na versão do aplicativo, quanto na versão disponibilizada no site do Detran.

Sendo assim, o layout do documento acabou sofrendo algumas mudanças. Entretanto, nada que interfira na importância do CRLV. Uma vez que ainda contém todas as informações necessárias para comprovar a regularidade do veículo. Então, listamos a seguir algumas dessas informações contidas no documento para que você possa conferir:

  • Numeração da placa;
  • Código Renavam e CHASSI;
  • Marca, modelo e versão;
  • Anos de fabricação e modelo;
  • O ano de exercício do CRLV;
  • Motorização;
  • Potência/cilindrada;
  • Cor predominante;
  • Nome e CPF do proprietário.

Outro ponto importante é a presença do “QR Code“, que aparece no CRLV digital juntamente com o nome de um app para escanear e conferir imediatamente se o documento é realmente verdadeiro. Enfim, já percebeu que todo bom condutor precisará se adaptar a essa nova modalidade de CRLV eletrônico, não é mesmo? Vamos conferir se você tem todos os dados necessários para baixá-lo?

O que preciso para acessar o meu CRLV?

Primeiramente, você já deve estar ciente que precisa estar com o IPVA e o licenciamento anual totalmente pagos, como já mencionamos aqui anteriormente. Feito isso, você vai precisar de alguns dados, que podem variar de acordo com o meio pelo qual esteja tentando baixar o seu documento. De toda forma, esteja com todos em mãos.

Em caso de pessoa física, será importante estar com o número do CRV do veículo, do Renavam, da placa e também o CPF do proprietário. A maioria dessas informações podem ser encontradas no próprio documento do ano anterior. Com exceção do número do CRV, que costuma causar uma certa confusão entre os condutores.

O que ocorre é que, erroneamente, muitas pessoas informam o número contido no CRLV como sendo o número do CRV. São documentos distintos e consequentemente, sua numeração também. O CRV é o Certificado de Registro de Veículo, ou também conhecido como “o recibo de compra e venda“, emitido no primeiro emplacamento do mesmo.

É obrigatório portar o CRLV impresso?

Com a mudança para o CRLV digital acaba surgindo a dúvida: Posso ser multado caso não esteja portando o documento impresso? A resposta é: Depende. Isso porque, desde o ano de 2016, foi sancionada uma lei que protege o condutor em alguns casos. Sendo estes em que ele não consiga apresentar o documento do veículo em alguma abordagem.

Então, é obrigatório ou não portar o CRLV impresso? Conforme as mudanças estabelecidas em lei, o porte do documento não é obrigatório, desde que o agente no momento da abordagem consiga acessar os dados do veículo. Ou seja, caso você venha a ser parado em uma “blitz” em um local sem sinal de telefone, é bom que você tenha o seu documento impresso ou no aplicativo para apresentar.

Caso esteja fora de área e não possua nenhuma versão do CRLV digital, fica sob responsabilidade do oficial de trânsito o ato de cobrar a multa ou não. Veja bem, os agentes não irão te exigir o documento impresso, mas caso precise apresentá-lo, estar com ele disponível no aplicativo ou em um PDF no celular é de suma importância e completamente válido.

Como baixar o aplicativo do CRLV digital?

Já falamos bastante sobre o CRLV digital, agora vamos ao que interessa. Qual é o aplicativo para baixar o meu documento? Existem algumas opções, mas recomendamos o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, desenvolvido pelo Governo Federal. Baixar, instalar e utilizar é bem simples, vamos te mostrar a seguir como deve proceder:

  • Acesse a “app store” (para iOs) ou a “play store” (para Android) e pesquise por “Carteira Digital de Trânsito“, clique na primeira opção e instale;
  • Após instalar, abra o aplicativo e clique em “Entrar com gov.br” e então realize o cadastro;
  • Na página inicial dentro do aplicativo selecione a opção “veículos“;
  • Feito isso, clique na opção “toque aqui” para adicionar o seu CRLV;
  • Aparecerão dois campos de preenchimento, um para o Renavan e o outro para o número do CRV;
  • Informe corretamente os dados e pronto, você já terá acesso ao CRLV digital.

Viu como é simples? Outra opção para obter o PDF do CRLV seria acessar o site do Detran na aba “Veículos” e procurar pela opção “Documento de veículos – Imprimir CRLV“, então basta informar os dados e baixar o documento. Esperamos ter ajudado com as informações contidas nesse artigo, acompanhe o nosso blog para não perder nenhuma novidade que compartilhamos diariamente.

 
 
 
 
 

Carregando…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *