Gravar Tela do PC – Conheça a Melhor Ferramenta

Gravar tela do PC é uma tarefa um tanto quanto desgastante quanto você não usa uma ferramenta eficiente. Se você está preparando um tutorial, seja para um curso ou até mesmo para transmitir aquele jogo épico que está participando, uma boa qualidade na gravação é imprescindível. Claro que estamos aqui para te ajudar, por isso continue lendo.

Publicidade

Existem várias opções de aplicativos para estes fins, no entanto, a maior dificuldade é encontrar aquele que seja realmente útil e de qualidade. Muitas pessoas não sabem, mas há também uma ferramenta dentro do próprio Windows ou Mac capaz de fazer a gravação de tela que você precisa. Vamos te mostrar tudo até o final desse artigo.

Como gravar tela do PC com transmissão ao vivo? Essa seria uma função interessante para você? Se deseja, por exemplo, transmitir aquele “gameplay” para os seus seguidores, saiba que existem ferramentas bem competentes para isso. Caso tenha ficado curioso para conhecer, não deixe de acompanhar até o final e ficar atento para escolher a melhor opção.

gravar tela do PC
Gravar tela do PC (imagem do Google)

Como escolher o melhor gravador de tela

Publicidade

Felizmente, opção é o que não falta por ai. São incontáveis ferramentas, entre aplicativos e “softwares” na “web” que oferecem a função de gravar tela do PC. Entretanto, nem todas elas podem ser úteis para você. Logo, para descobrir qual é o melhor, primeiramente você precisa analisar qual o resultado final você está buscando.

Para começo de conversa, você busca uma ferramenta gratuita ou uma ferramenta “premium“? Claro que, uma ferramenta paga vai te oferecer muito mais. Resta saber é se você necessita de uma ferramenta “premium“. Caso seja um trabalho mais simples, apenas para registrar o que está ocorrendo na tela do seu PC, um app gratuito executará muito bem o seu trabalho.

Outro ponto importante na hora de escolher uma ferramenta para gravar tela do PC é saber se você precisa de uma gravação ao vivo, por exemplo. Nesse caso, seria interessante um aplicativo que registrasse em tempo real até mesmo a imagem e o áudio da sua “webcam“. Enfim, seria válido também analisar as melhores condições de compartilhamento, inclusive para o YouTube.

Gravar tela do PC é seguro?

Eis que surge a dúvida: Gravar tela do PC é algo seguro? E na realidade, tudo vai depender do seu nível de cuidado. Basicamente, a ação em si ou as ferramentas de gravação não oferecem risco algum. O que você precisa se atentar mesmo é com o que pode ser mostrado na tela do seu PC. Então, cabe a você gerenciar e proteger os seus dados e informações.

O cuidado deve ser redobrado em transmissões ao vivo. Para fazer um vídeo em tempo real para o YouTube, por exemplo, antes de iniciar a transmissão certifique-se de que nenhuma informação confidencial esteja a mostra. Senhas e imagens que futuramente possam te causar algum problema, devem ficar bem longe das suas gravações.

Em caso de gravar tela do PC para criar vídeos, que poderão ser editados antes da publicação, fica um pouco mais simples. Mas o cuidado ainda é devido, sem sombra de dúvidas, está bem? Não pode haver erros, por isso cheque antes e cheque depois o vídeo que foi gravado, a fim de não deixar passar nenhuma informação que não poderia.

Quando gravar a tela do PC?

Existem algumas situações em que pode ser bem propício fazer uma gravação de tela, vamos listar algumas delas a seguir, para você que está se perguntando se gravar tela do PC é ou não uma boa ideia. Talvez uma das situações seguintes seja o seu caso, e então não terá mais desculpas para explorar a melhor ferramenta de gravação de tela.

Com o avanço no mundo digital, fica cada vez mais frequente encontrar pessoas que vivem de “internet“. Essas pessoas, em sua grande maioria, usam sua imagem ou mostram o que sabem fazer diretamente das suas telas. É por isso que a busca por uma ferramenta que garanta um resultado profissional é cada vez maior. Veja alguns casos:

  • Vídeo aulas: Os cursos online estão ganhando o coração das pessoas. É uma forma fácil de transmitir seu conhecimento e, gravar a tela do PC é uma ótima ideia para produzir material para conteúdos dos mais variados nichos.
  • Transmissões de games: Jogadores de Free Fire sabem bem do que estamos falando. Muitos ganham uma grana transmitindo suas sessões de jogos no YouTube e outras plataformas.
  • Tutoriais: Se tem pessoas vivendo de internet, tem mais pessoas ainda precisando de tutoriais sobre esse novo mundo digital. Gravar tela do PC para ensinar passo a passos sobre como usar um determinado “software” ou como realizar outras tarefas utilizando o computador.

Então, deu pra perceber que a prática de gravar tela do PC está cada vez mais comum, não é mesmo? Se você se identificou com alguma das funcionalidades que foram listadas, saiba que vamos te mostrar duas formas de fazer gravações simples ou profissionais. E o melhor de tudo, totalmente grátis para você usar sem medo.

Como usar o gravador nativo do PC

Para resultados simples, existem opções de gravar tela do PC em programas nativos do Windows e Mac. A desvantagem é que esses programas possuem algumas limitações, o que pode acabar comprometendo o seu trabalho. Entretanto, é importante conhecer os atalhos para uma eventualidade. Uma desvantagem é que muitos só funcionam para “games“.

Se você usa o Windows, mantenha em primeiro plano a tela do programa ou jogo no qual deseja gravar. Em seguida pressione as teclas “Windows + G“. Em seguida procure pelo botão “Iniciar gravação” ou pressione as teclas “Windows + Alt + R“. Por fim, finalize a gravação e ela será salva. Porém, só é possível gravar a tela que deixou em primeiro plano.

Já para usuários de Mac, o passo a passo é um pouco diferente. Acesse o menu “Arquivo” e clique em “Nova gravação de tela“. Na opção “Configurações” você poderá fazer alguns ajustes, sobre ligar ou não o microfone por exemplo. Toque no botão vermelho para iniciar a gravação e finalize clicando no quadrado ao terminar.

Ferramenta para fazer gravações profissionais

Se você necessita de uma ferramenta mais robusta, com uma entrega um pouco mais profissional, o Apowersoft Screen Recorder é a solução. Trata-se de um poderoso serviço que promete gravar tela do PC junto com imagem e áudio do “Webcam“. Programe horários para iniciar gravações e também delimite partes da tela que serão gravadas.

Para utilizar o serviço é muito simples, basta acessar o site oficial da ApowerSoft para baixar e instalar o “Software“. Abra a aplicação e informe a área a ser gravada, defina o som de entrada e também a webcam. Feito isso, pressione o botão “REC” para começar a gravar tela do PC. Ao fim, clique em “Parar” e o seu vídeo será salvo no seu PC.

O melhor de tudo é que você não precisa de um PC super potente para utilizar este serviço, basta seguir os passos para instalar e começar a usar. Se gostou da dica acompanhe o nosso blog e fique por dentro de muito mais informações valiosas que podem te ajudar. Cheque a nossa página de curiosidades e veja o que temos para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *