Identidade Digital – Veja Como Baixar a Versão Digital do Documento

Publicidade

A Identidade Digital é mais uma característica da era tecnológica que estamos vivendo. Dia após dia as pessoas buscam soluções para facilitar ainda mais o seu modo de vida, nesse caso, é mais um documento que ganha espaço nos “smartphones“. Também chamada de DNI – Documento Nacional de Identificação, que reúne ao menos três documentos em um só.

As pessoas estão deixando de carregar bolsas e carteiras por ai, ou muitas vezes esquecem de pegar o documento de identidade ao sair. Entretanto, o celular raramente você esquece, não é mesmo? É por isso que o DNI vale por vários documentos em apenas um, como: CPF, Certidão de Nascimento e Título de Eleitor, em uma versão digital e muito prática.

Publicidade

Você é daquelas pessoas que sempre acabam esquecendo algum documento importante em casa? Saiba que a Identidade Digital pode ser a solução dos seus problemas. Preparamos esse artigo para te mostrar todas as vantagens do DNI e o melhor, iremos te orientar sobre como baixar e utilizar no seu “smartphone“. Continue lendo para ficar por dentro de tudo.

Identidade Digital
Identidade Digital (imagem do Google)

Ande com um documento de identificação

Embora não exista no Brasil uma lei que obrigue o cidadão a portar documento de identificação pessoal, não o fazer pode acabar te causando algumas dores de cabeça. O fato é que, na correria do dia a dia é comum precisar dos seus dados, seja para informar a alguém, seja para preencher algum formulário. Enfim, as possibilidades são inúmeras.

Então, possuir uma Identidade Digital pode te resguardar em várias situações. Inclusive, poupar de ter que memorizar uma série de números dos seus documentos. Pois apesar de não ser obrigatório, em uma abordagem policial por exemplo, você precisará saber os seus dados para informar ao agente. Caso contrário, terá uma questão para resolver bem ali.

Um motivo plausível para portar seus documentos também é o simples fato de ser precavido. Nunca se sabe quando pode ocorrer um imprevisto que muda a sua rota. Em casos de acidentes por exemplo, portar um documento que te identifique é de suma importância, uma vez que você pode não estar em condições de informar quem é você e menos ainda os seus dados.

O que é a Identidade Digital

Publicidade

Para começo de conversa, a Identidade Digital é mais uma iniciativa do Governo Federal. Esse projeto vem sendo estudado desde o ano de 2019, porém devido há vários fatores demorou um pouco para ser implementado em todo o país. Tem como maior intuito facilitar as formas de identificação dos cidadãos, reunindo vários dados em um só documento eletrônico.

O referido Documento Nacional de Identificação poderá conter os seus dados como pessoas física, bem como os dados da sua empresa. Além disso, informações como endereço e registros biométricos também serão possíveis. O documento será, de certo modo, uma verdadeira prova de identidade, podendo diminuir consideravelmente os riscos de fraude.

A Identidade Digital será válida como substituição de outros documentos físicos. Entretanto, como se trata de um sistema novo, muitos órgãos ainda não se adaptaram a mudança, tornando obrigatório a apresentação das vias antigas. Mas visto que caminhamos para um mundo digital, a mudança por completo no país não deve demorar muito.

Vantagens de ter uma Identidade Digital

Assim como os documentos de veículo no Brasil já migraram totalmente para uma versão digital, os documentos pessoais vão pelo mesmo caminho. Muito breve a Identidade Digital será o modelo oficial no país. E você está preparado para esta mudança? Já sabe como baixar o seu DNI? Mas calma, vamos te mostrar as vantagens de ter o documento antes de mais nada.

Além do fato de ser bastante prático, possuir todos os seus dados em um único documento possui incontáveis benefícios. Vamos enumerar logo a seguir algumas dessas vantagens e, logo depois você estará preparado e bem orientado para baixar o seu DNI. Afinal, se é para facilitar a vida não vamos querer ficar de fora, não é mesmo? Veja algumas vantagens:

  • Autenticação e segurança: Dificulta a falsificação de documentos, uma vez que haverá uma integração com seus dados biométricos;
  • Certificado digital: Você poderá assinar documentos importantes de forma online com a assinatura digital;
  • Reconhecimento biométrico: Identifique-se por meio de digital, reconhecimento facial ou por voz;
  • Praticidade e comodidade: Menos papéis na sua bolsa ou carteira, esteja sempre com seus documentos em um só lugar;
  • Beneficia o meio ambiente: Diminui consideravelmente o uso de papéis, com isso preserva o meio ambiente.

Quando o sistema for totalmente implementado no país, a ideia é que possamos usar a Identidade Digital em qualquer situação, como para realizar cadastros, apresentar em viagens e até mesmo para votar. Mas se você quer começar a se beneficiar do seu DNI, saiba que antes de tudo precisará ter um cadastro biométrico, não se preocupe, pois te mostramos como fazer.

Como cadastrar a sua biometria

Ficou interessado em saber como possuir logo a sua Identidade Digital? Pois vamos ao que interessa. Para ter o seu DNI, logicamente você precisará já possuir um cadastro biométrico no cartório eleitoral. Caso ainda não tenha, é bem simples fazer o seu, continue lendo para não perder nenhuma informação e garantir que procederá corretamente.

O primeiro passo é acessar o site da Justiça Eleitoral, clicar no local referente ao seu estado e a partir daí basta seguir os passos para fazer um agendamento. Vai aparecer algumas opções de datas e locais, escolha o que for mais viável para você e compareça no dia e local marcados para registrar a sua biometria.

Após feito isso, você já terá a sua biometria no cartório eleitoral. Sendo assim, já poderá partir para o passo seguinte, que é baixar o aplicativo que indicaremos aqui para cadastrar a sua Identidade Digital. É importante ressaltar que, uma parte do processo será virtual e a outra terá que ser presencialmente.

Como gerar o seu DNI

Se você chegou até aqui saiba que valerá a pena realizar o seu cadastro, pois irá portar seus documentos de forma mais prática e segura. Para começar o processo da sua Identidade Digital é necessário fazer um pré-cadastro no aplicativo, feito isso o processo seguirá presencial conforme indicações no próprio app.

Em seu “smartphone” Android ou iOs, pesquise por “Identidade Digital” e a sigla do estado em que seu RG físico foi emitido. Caso o seu estado esteja entre a lista dos que já implementaram o sistema, o aplicativo irá aparecer e basta fazer o download. Ao abrir o app, siga os passos e realize o seu cadastro de forma simples e intuitiva.

Atualmente, cerca de nove estados no Brasil já implementaram o sistema. Fique de olho para fazer o seu cadastro o quanto antes. E lembre-se, caso tenha gostado deste post, acesse a página inicial do nosso blog e veja muito mais informações sobre dicas e aplicativos que você pode estar precisando e não sabia.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *