Ghapho Game – Conheça o App Que Torna a Aprendizagem Divertida

Publicidade

Conheça o Ghapho Game, o novo app lançado pelo Governo que auxilia na alfabetização das crianças. A ferramenta foi uma ação do Ministério da Educação com o propósito de tornar o processo educativo mais divertido. Sendo assim, se torna uma ótima opção para estudar com os pequenos em casa.

A alfabetização é uma etapa importante na vida da criança, no entanto pode ser cansativa. Com a paralização das escolas durante a pandemia do Covid-19 os pais acabaram tendo que auxiliar os filhos em casa, com o apoio apenas do ensino remoto. A situação acabou exigindo uma atenção maior.

Publicidade

O Ghapho Game é um aplicativo gratuito que pode ser usado online e offline. O app tem a finalidade de apoiar os professores nas atividades de ensino remoto e também as famílias que acompanham o desenvolvimento das crianças em casa. Se quer saber como utilizar a ferramenta, continue lendo.

ghapho game
ghapho game (imagem do google)

Sobre o Ghapho Game

O Ghapho Game já é utilizado em diversos países ao redor do mundo. O app auxilia no processo de aprendizagem da Pré-escola e do Ensino Fundamental, sendo assim, é direcionado para crianças com idade entre 4 e 9 anos. Seu diferencial é a forma simples como transfere um conhecimento tão essencial.

O aplicativo foi desenvolvido pela empresa finlandesa Grapho Learn com o principal propósito de ajudar no processo de leitura e desenvolver habilidades relativas aos sons da linguagem. Funciona basicamente como um jogo educacional em ambiente virtual, fácil e intuitivo.

Enfim, é uma excelente alternativa para os professores se adaptarem com o ensino a distância e também influenciar os pais a participar do processo de ensino das crianças sem que seja uma tarefa tão difícil. Qualquer pessoa pode baixar e utilizar a ferramenta gratuitamente. Tudo por uma educação melhor.

Como funciona o jogo

Publicidade

No Ghapho Game o processo de aprendizagem se torna leve e interessante, visto que os pequenos adquirem o conhecimento de forma divertida através de um jogo. E vamos combinar que de jogos a criançada gosta, não é mesmo? Entenda como funciona essa brincadeira didática de ensino.

O jogo é constituído por 47 fases, estando todas elas já acessíveis no aplicativo. Cada fase é constituída por um determinado assunto, por exemplo: Na fase 4 contém atividades relacionadas ao conhecimento das letras maiúsculas, onde a criança aprende a diferenciá-las das letras minúsculas, e assim por diante.

A dinâmica do jogo é baseada em evidências científicas, que buscam resolver habilidades como a ortografia e a leitura. A verdade é que o Ghapho Game é resultado de anos de estudo e pesquisa de cientistas da leitura tanto da Finlândia, quanto de vários outros países ao redor do mundo.

Acesso à internet é necessário?

Hoje em dia uma boa parcela das atividades escolares podem ser feitas digitalmente. De fato, isso é consequência do grande avanço tecnológico dos últimos tempos. Entretanto, nem todas as famílias tem acesso a internet e a dispositivos móveis para dar apoio no ensino remoto das crianças.

Todavia, o app Ghapho Game pode ser utilizado estando ou não conectado a uma rede de “internet“. Sob ressalva do momento em que é feito o “download” do aplicativo, sendo obrigatório apenas nessa etapa, obviamente, que se tenha acesso a internet. No entanto, muitas escolas oferecem suporte nesse caso.

Falando em inclusão digital, vale lembrar que o Senado aprovou no ano de 2021 um projeto de lei que implica ao governo Governo Federal a ação de instalar “internet” em todas as escolas públicas do Brasil. Apesar de ainda não ser informado o valor do recurso, espera-se que todas as escolas sejam adaptadas até o ano de 2024.

Importância do processo de alfabetização

É inegável que a alfabetização é o alicerce para uma educação construtiva, por isso assume um papel de extrema relevância na vida de qualquer cidadão. Além de ajudar a desenvolver a escrita e a leitura, o “ser alfabetizado” contribui ainda para as habilidades de comunicação.

O processo de letramento deve ser feito o quanto antes, visto que quanto mais jovem, mais o ser humano tem capacidade para aprender algo novo. Assim, sendo alfabetizado estará contribuindo para desenvolver práticas sociais, ideias e pensamentos, utilizando isso até mesmo para resolver questões do dia a dia mais facilmente.

Diante desse contexto podemos enxergar a grandiosidade do Ghapho Game, que tem a capacidade de tornar prazeroso e eficaz, algo que antes era apenas visto como uma obrigação. Afinal, quem disse que estudar precisa ser complicado? Saiba que a mente das crianças processa muito bem as informações em forma de “game“.

Como usar o Ghapho Game

Se você ficou interessado em conhecer o Ghapho Game, saiba que é bastante simples e nós te mostraremos como fazer. O “download” é grátis e visa atender e ajudar cada vez mais pessoas, uma vez que estamos falando de uma grande melhoria na educação brasileira. Veja como proceder:

  • Primeiramente acesse a página de alfabetização do MEC clicando aqui;
  • Escolha a plataforma pela qual deseja fazer o uso do app, de acordo com o seu dispositivo (App Store, Google Play ou Microsoft);
  • Feito isso é só baixar o aplicativo e começar a utilizar.

Além disso, na mesma página você pode baixar o manual do jogo, assim fica mais fácil ainda auxiliar no processo de alfabetização dos pequenos. Lembre-se, a participação da família da vida escolar da criança é essencial. Por fim, agora que conhece o app de aprendizado mais divertido do momento, acompanhe o nosso blog para ficar ligado em mais dicas e notícias úteis.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *