Aplicativo Para Contar Histórias Na Educação Infantil – Grátis

Publicidade

O aplicativo para contar histórias na educação infantil é uma ferramenta grátis que, a princípio, visa facilitar a vida dos educadores ou mesmo de papais e mamães por aí. O app conta histórias de madeira mais lúdica, ou seja, em forma de diversão. Desse modo, passa a ser um grande aliado na hora de atrair a criançada para a leitura.

O desenvolvimento do hábito de ler é essencial na vida dos pequenos, pois representa inúmeros benefícios para a sua formação pessoal e social. No entanto, muitas vezes a criança vê a leitura como uma obrigação, o que já desencadeia um desinteresse pelos livros. Por sorte, algumas alternativas existem para mudar essa situação.

Publicidade

Então, estimular as crianças ao hábito da leitura é a proposta do aplicativo para contar histórias na educação infantil. Assim, a ideia é despertar o interesse dos pequenos pelas histórias. Portanto, vamos falar um pouco sobre esse assunto e mostrar qual é o melhor app para esta função. Para saber mais, continue lendo.

aplicativo para contar histórias na educação infantil
aplicativo para contar histórias na educação infantil (imagem do google)

Hábito de contar histórias

A contação de histórias vem desde os primórdios da humanidade, já que os seres humanos faziam isso como meio de preservar suas tradições. Além disso, o hábito também era uma forma de transmitir conhecimento, costumes, mitos e crenças. Sendo assim, prova disso são as pinturas rupestres, que narravam a rotina dos povos mais antigos.

Em resumo, contar histórias foi essencial para o desenvolvimento da linguagem da humanidade. No entanto, o hábito de leitura nunca deixou de ser importante. Apesar de ser muitas vezes posto de lado pelo uso da tecnologia atual, ler um livro continua sendo crucial para o processo de aprendizado infantil.

O fato é que não podemos fugir das invenções tecnológicas, mas sim, nos aliar a ela. Embora ainda existam aqueles que curtem um bom livrinho físico, que aliás nunca deve ser desprezado, na falta dele podem recorrer ao aplicativo para contar histórias na educação infantil. Confira os tópicos seguintes para saber porque isso é importante.

Benefícios da leitura

Publicidade

Algumas pessoas amam ler livros, contos e histórias, enquanto outras preferem assistir um vídeo ou ouvir uma música. O fato é que não há mal algum em fazer parte do segundo grupo, todavia, ler vai muito além do interesse por narrativas. Isso porque o hábito está relacionado a fatores muito mais significativos, veja alguns:

  • Estimula o raciocínio;
  • Aprimora a capacidade interpretativa;
  • Melhora o vocabulário;
  • Amplia o conhecimento em variados assuntos;
  • Amplia a habilidade de escrita;
  • Desenvolve a criatividade e a imaginação;
  • Aumenta a capacidade de comunicação e do senso crítico.

Afinal de contas, as habilidades citadas acima são cruciais para a formação do indivíduo. Sendo assim, a melhor forma de introduzir o hábito da leitura na sociedade como um todo é estimular as crianças. Então, usar o aplicativo para contar histórias na educação infantil torna essa tarefa mais leve.

Sobre o aplicativo para contar histórias na educação infantil

Se a leitura é indispensável para o processo de formação do ser humano, então esse assunto envolve as crianças. Uma vez que é na fase primária que temos a maior capacidade de desenvolver e adquirir hábitos. Por isso, devemos tornar essa tarefa mais leve e menos tediosa possível.

Sendo assim, o aplicativo para contar histórias na educação infantil visa auxiliar educadores e pais. Uma vez que o app apresenta uma interface mais atrativa. São efeitos sonoros, personagens animados e cenários coloridos, assim fica muito mais fácil atrair a atenção das crianças.

Além disso, a ferramenta possibilita um momento de leitura mais interativo já que é possível criar as suas próprias narrações. Antes de mais nada, saiba que são histórias contadas a partir de ilustrações sem texto, logo, é altamente eficaz para estimular a leitura com crianças que ainda não conhecem as letras.

Como baixar o aplicativo para contar histórias na educação infantil

Então, vamos ao que interessa. Inventeca é o nome do aplicativo para contar histórias na educação infantil do qual estamos falando. A princípio, o app promete contar histórias e divertir crianças. Sendo assim, se esse é o seu objetivo, confira o passo a passo a seguir sobre como baixar.

  • Antes de mais nada, acesse a loja de aplicativos do seu dispositivo;
  • A seguir, na barra de pesquisas digite “Inventeca“;
  • Logo depois, clique na primeira opção;
  • Por fim, toque no botão “obter” ou “instalar” para fazer o “download“.

Viu só como é simples? Além disso, baixar o app é gratuito. Todavia, algumas funções só são acessíveis para usuários “premium“. Em suma, o plano grátis oferece duas histórias para que você possa conhecer o app. Enfim, vale a pena experimentar e ver se a ferramenta é útil para você.

Outras opções grátis

Antes de concluir, listamos alguns apps bem parecidos com o Inventeca para que você possa explorar. Afinal de contas, quanto mais opções, maior a chance de satisfação. Então, viaje em um mundo de histórias contadas de forma divertida, tudo que você precisa é de um dispositivo digital e uma criança.

  • Crianceiras
  • Animal Sounds
  • Chatterpix Kids
  • Novel Effect
  • Google Spotlight Stories

Assim sendo, explore as opções e não se esqueça que, a criança pode ser você. Afinal, os contos infantis nunca saem de moda e podem ser uma forma interessante de despertar a sua vontade de ler. Por fim, esperamos ter ajudado com as informações contidas nesse artigo. No mais, acompanhe o nosso blog e não perca nenhum conteúdo.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *