LinkedIn – Veja Como Ele Pode Contribuir Para Sua Carreira

Publicidade

O LinkedIn é um dos sites de mídia social mais antigos ainda em operação hoje. Fundada em dezembro de 2002, a plataforma cresceu consideravelmente ao longo dos anos – ao contrário das inúmeras que desapareceram nesse período de tempo.

De acordo com a Top Dog Social Media, mais de 84 milhões de pessoas usam o LinkedIn apenas nos Estados Unidos. Para colocar isso em uma perspectiva adequada, isso é cerca de 27% de toda a população. Mas o LinkedIn não é uma plataforma de mídia social comum.

Publicidade

Em vez de atender a interações sociais típicas, o LinkedIn foi desenvolvido para ajudar os profissionais de negócios a fazer contatos e construir perfis que são essencialmente online, currículos ativos.

Estar no LinkedIn é um passo importante para as pessoas que desejam continuar crescendo e cultivando suas carreiras nos setores de construção, engenharia e meio ambiente. Aqui discutimos o porquê.

Construindo sua rede no LinkedIn

Com tantos profissionais no LinkedIn, o site é o meio perfeito para construir sua rede de profissionais do setor. Outros usuários ainda têm a capacidade de endossar as habilidades que você listou em seu perfil, o que é essencialmente uma verificação de que você pode realmente executar o que afirma.

Uma boa rede de contatos pode abrir um mundo de oportunidades para aqueles que levam a sério suas carreiras. Pode ajudar na obtenção de novos empregos ou promoções e permitir que você se mantenha atualizado sobre as últimas tendências do setor, como:

  • Como são as projeções de custos futuros dos materiais?
  • Quais são as tecnologias ou tendências mais recentes para atingir essas indústrias?
  • Quais questões ambientais estão ocorrendo atualmente em todo o mundo?

Currículo Vivo

Publicidade

O termo “currículo ativo” significa que as informações em seu perfil do LinkedIn podem ser constantemente atualizadas ou adicionadas para que tudo seja o mais atualizado possível.

É por esse motivo que tantos gerentes de contratação passaram a usar esses perfis em seus processos. Uma pessoa que enviou seu currículo para consideração há três meses pode ter novas habilidades ou educação relevante para aquele cargo.

Para aproveitar isso adequadamente, no entanto, você deve manter o perfil o mais atualizado possível. Ao receber uma nova certificação, obter um diploma ou concluir um projeto relacionado, você deve listá-lo em seu perfil do LinkedIn dentro de 48 horas após a conclusão.

Permitir que seu perfil envelheça prejudicará o crescimento de sua carreira. Isso é especialmente verdadeiro em todas as carreiras nos setores de construção, engenharia e meio ambiente, onde manter-se atualizado é vital para a segurança e a eficiência.

Promova-se

O LinkedIn é o catalisador perfeito para esforços de promoção profissional. Você pode compartilhar seu perfil com outros sites sociais, incluindo blogs ou sites. Seu perfil também aparecerá nos resultados do mecanismo de pesquisa, que podem ser vistos pelos empregadores que procuram profissionais em seu setor.

Todas as suas informações profissionais estão ao alcance de todos – o que é um ativo sólido na construção de uma carreira sólida. 

Suas conquistas, certificações, educação, projetos anteriores, carta de apresentação e links provando o que você declarou estão todos apresentados em sua página. Fornecer essas informações publicamente permite que você pareça transparente, confiável e confiante.

Ser contratado

O LinkedIn é uma das melhores maneiras de os profissionais do setor serem contratados. O seu perfil dá a opção de declarar que está aberto a ofertas, à procura ativa de um novo emprego ou que não está aberto a ofertas no momento.

Os empregadores ou gerentes de contratação podem procurar profissionais em busca de emprego por setor e habilidades desejadas.

Embora qualquer pessoa possa enviar seus currículos para empregos específicos, usar o LinkedIn como método de contratação é um passo acima do resto. 

Isso se deve ao fato de que um trabalho limitado é necessário em seu próprio nome. Basta manter seu perfil atualizado e continuar avançando em suas qualificações para que as ofertas de emprego comecem a chegar até você.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *