Simulador Virtual da Urna Eletrônica – Veja Como Treinar o Voto

Agora com o simulador virtual da urna eletrônica, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, você pode treinar o seu voto e evitar erros no dia da votação. Afinal, o seu voto é essencial e não vai querer desperdiçá-lo. Sendo assim, confira as próximas dicas e entenda como pode acessar e utilizar o simulador.

Publicidade

As eleições 2022 estão chegando aí, logo, é hora de avaliar bem os candidatos e se preparar para dia do pleito. Embora o uso da urna eletrônica seja bem simples e intuitivo, na hora sempre existe a possibilidade de se confundir. Aliás, se isso já ocorreu com você, sabe como a sensação é frustrante.

Então, graças a incrível tecnologia, agora é possível se preparar com o simulador virtual da urna eletrônica. Além disso, a página ainda explica detalhes da ordem de escolha dos candidatos. Dessa forma, os eleitores podem treinar de maneira bem realista e garantir uma votação mais segura.

simulador virtual da urna eletrônica
simulador virtual da urna eletrônica (imagem do google)

Sobre o simulador virtual da urna eletrônica

Publicidade

Há 26 anos, a urna eletrônica é utilizada no Brasil para que o eleitor escolha o seu candidato, seja para as eleições municipais ou estaduais. Então, em busca de facilitar a interação do cidadão, o Tribunal Superior Eleitoral – TSE criou o simulador virtual da urna eletrônica para a eleição presidencial de 2014.

Aliás, um dos propósitos da ferramenta era agilizar o tempo de voto. Uma vez que, estando o eleitor bem instruído e compreendendo o processo, logo o seu tempo diante da urna no dia do pleito será menor. Assim, diminuem as grandes filas que ocorrem normalmente nas seções eleitorais.

Embora no dia da votação não seja possível reverter o voto após confirmar a sua escolha, no simulador é diferente. Já que possui caráter didático, em casos de erros o cidadão verá uma mensagem explicativa, para que assim possa entender o que estiver errando. Com isso, fica mais fácil memorizar a forma correta de utilizar a urna eletrônica.

Candidatos fictícios

No simulador virtual da urna eletrônica todos os candidatos e partidos são fictícios, já que o intuito é unicamente didático e sem o menor propósito de pesquisa de voto. Assim, você poderá utilizar a ferramenta tranquilamente, sem medo de estar compartilhando o seu voto, que obviamente é secreto.

Então, para fazer as simulações todo o processo será semelhante ao que irá presenciar diante da urna. Contudo, as opções terão nomes diferentes, como por exemplo: Partido das profissões, Partido do Folclore, Partido dos Esportes, Partido das Festas Populares e Partido dos Ritmos Musicais.

Como mencionado anteriormente, o simulador existe desde as eleições de 2014. De lá para cá vem evoluindo e, para as eleições de 2022 conta com algumas novidades em relação a acessibilidade. Um exemplo disso, é a inclusão de interpretação em Libras e a atualização de áudios para deficientes visuais.

Respeito ao tempo de cada eleitor

Embora o simulador virtual da urna eletrônica venha com a proposta de agilizar o tempo de votação, o ritmo de cada pessoa deve ser respeitado. Por isso, o TSE deixa bem claro que deseja apenas fornecer uma experiência similar a estar frente a frente com a urna eletrônica.

Assim, o eleitor poderá repetir várias vezes a sua escolha no simulador. Além disso, poderá explorar as diversas possibilidades de voto, como por exemplo o voto branco, o voto nulo e o voto de legenda. Dessa forma, estará bem consciente sobre como proceder na hora de votar de verdade.

Então, vale a pena conhecer e experimentar o simulador. Aliás, para aquelas pessoas que estarão indo pela primeira vez a vantagem é ainda maior. Pois, dessa forma a urna eletrônica não será um aparelho desconhecido, o que muitas vezes gera insegurança. Mas, treinando no simulador nada disso será problema.

Sobre as eleições 2022

Vamos mostrar como treinar utilizando o simulador virtual da urna eletrônica, mas antes, entenda um pouco mais sobre as eleições 2022. Neste ano, a votação do primeiro turno ocorrerá no dia 02 de outubro e tem a finalidade principal de escolher o futuro presidente e o vice presidente do Brasil.

Caso nenhum dos candidatos alcance 50% dos votos válidos, então a eleição 2022 seguirá para um segundo turno, que será realizado no dia 30 de outubro. As votações ocorrem das 7h até as 17h pelo horário oficial de Brasília. Sendo assim 10 horas de duração. Logo na sequência, ocorre a apuração dos votos e os resultados.

Vale ressaltar que, após a promulgação da Constituição Brasileira de 1988, esta será a 9ª eleição presidencial no país. Enfim, antecipe-se e procure se informar sobre o seu local de votação com antecedência. No dia, não deixe para a última, uma vez que poderá enfrentar uma fila na sua seção eleitoral.

Como treinar usando o simulador virtual da urna eletrônica

Então, vamos logo ao que interessa: Como treinar utilizando o simulador virtual da urna eletrônica? De antemão, saiba que é bem intuitivo e qualquer pessoa pode praticar o seu voto na plataforma. Sendo assim, confira as instrução a seguir e comece a treinar hoje mesmo a sua votação.

  • Primeiramente, acesse a página oficial do simulador no site do TSE;
  • Em seguida, escolha se deseja simular primeiro ou segundo turno na respectiva categoria de eleições gerais 2022;
  • Então, ao clicar no botão aparecerá a seguinte mensagem: “Deseja ativar as instruções por áudio durante a votação?“, escolha “SIM” ou “NÃO“;
  • Adiante, poderá começar o seu treinamento;
  • Nesse momento, aparecerá na parte superior da tela uma janela dizendo: “Para visualização dos candidatos, selecione um partido“. Agora é que entram os nomes fictícios aos quais mencionamos anteriormente, então clique em um deles;
  • A janela será atualizada com os candidatos fictícios do partido escolhido. Então, digite a numeração do que deseja votar;
  • Assim como ocorre na urna eletrônica real, ao digitar o número do seu candidato no simulador aparecerá na tela o nome e a foto dele. Então, para prosseguir, basta clicar na tecla “CONFIRMA” se estiver tudo certo ou na tecla “CORRIGE” para reiniciar e digitar novamente;
  • Por fim, após concluir a votação em todos os cargos, aparece na tela a palavra “FIM” e o som de finalização.

Apesar de os partidos e candidatos serem fictícios, a ordem e nome dos cargos é real. Aliás, a votação se inicia pelo Deputado Federal. Assim, você não se confunde com a ordem no dia da votação. Enfim, esperamos que as informações contidas neste artigo tenham sido úteis e possam ajudar a descomplicar o contato com a urna eletrônica. Se gostou, acesse o nosso blog e veja mais conteúdos interessantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *