Tratamento Odontológico Grátis – Como Conseguir

Publicidade

Sabia que existe tratamento odontológico grátis no Brasil? Embora algumas pessoas não saibam, esse serviço está disponível no Sistema Único de Saúde – SUS e tem feito a diferença na vida de milhões de brasileiros. Afinal, convenhamos que a ida ao dentista é indispensável e muitas vezes de alto custo.

Segundo profissionais de saúde bucal, uma pessoa adulta com dentes saudáveis deve ir ao dentista a cada seis meses. Já para as crianças o intervalo é ainda menor, sendo a cada quatro meses a partir no surgimento do primeiro dente. Entretanto, muitos deixam para ir somente em casos extremos.

Publicidade

Em contrapartida, o tratamento odontológico grátis ofertado por um programa do Ministério da Saúde torna acessível o cuidado com o sorriso. Então, se deseja saber como conseguir uma consulta grátis, quais procedimentos estão inclusos e muito mais sobre o benefício, continue lendo este artigo.

tratamento odontológico grátis
tratamento odontológico grátis (imagem do google)

Importância do cuidado com a saúde bucal

Apesar de muitas vezes ignorado, o cuidado com o sorriso vai muito além de apenas estética. No entanto, erroneamente, muitas pessoas acham que a ida ao dentista só é necessária quando surge aquela dor de dente desagradável. Mas na realidade, esse deveria ser um hábito frequente desde a infância.

O fato é que, a boca é o órgão humano que está associado a fala, a mastigação e a respiração. Além disso, é um meio de acesso para bactérias e microorganismos prejudiciais à saúde. Sendo assim, é importante manter um cuidado regular para prevenir problemas futuros com todo o restante do corpo.

Então, o tratamento odontológico grátis tem como intuito tornar acessível a promoção da saúde bucal no Brasil, bem como a prevenção e recuperação em casos mais extremos. Assim, o fator financeiro deixa de ser um empecilho e todos podem garantir que a saúde bucal esteja em dia.

Sobre o programa

Publicidade

De antemão, usufruir de tratamento odontológico grátis pode ser mais simples do que parece. Então, para que você possa ficar por dentro do assunto, vamos falar um pouco sobre o programa responsável por isso. Afinal, seja para uma emergência ou consulta rotineira, qualquer economia é uma vantagem.

Em resumo, estamos falando do projeto Brasil Sorridente, criado pelo Governo Federal em 2004 para atender a população em situação de dificuldade financeira. Para isso, a medida funciona por intermédio do SUS, o sistema que tem o propósito de garantir saúde de qualidade no país.

Portanto, como a saúde bucal é tão importante quanto a saúde do restante do corpo, não poderia ficar de fora de um sistema gratuito tão popular como o SUS. Inclusive, o Brasil Sorridente é o maior programa público com foco em saúde bucal de todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS.

Procedimentos gratuitos inclusos

Com certeza, a desinformação é um dos maiores motivos por milhares de brasileiros nunca ter ido uma vez sequer ao dentista. Entretanto, o fato de muitos procedimentos serem absurdamente caros também influencia. Então, se procura tratamento odontológico grátis, confira alguns procedimento oferecidos no programa:

  • Limpeza;
  • Extração;
  • Remoção de sisos;
  • Tratamento de cáries;
  • Aparelho ortodôntico;
  • Tratamento de canal;
  • Implante;
  • Próteses;
  • Biópsias; entre outros.

Enfim, são os mesmos procedimentos que encontramos em clínicas particulares para manter um sorriso saudável. Em contrapartida, algumas vezes o atendimento pode demorar, devido ao enorme índice de pessoas que dependem do sistema público de saúde. Mas, não deixa de ser um benefício indispensável para a população.

Como conseguir o tratamento odontológico grátis

Uma dúvida recorrente é sobre quem tem direito ao tratamento odontológico grátis pelo Brasil Sorridente. No entanto, a resposta é simples, por envolver questões de saúde pública, qualquer pessoa tem direito aos procedimentos disponíveis no SUS. Portanto, independente da sua situação financeira, poderá se inscrever no programa.

Contudo, algumas cidades do país ainda não fornecem o atendimento odontológico gratuito. Sendo assim, para saber se o seu município aderiu ao programa, basta ir até uma unidade de saúde pública mais próxima da sua residência com o cartão SUS em mãos e solicitar informações.

Após conferir e constatar a disponibilidade do atendimento, basta agendar a primeira consulta. Então, o profissional irá avaliar o seu caso e, se julgar necessário, encaminhar você para procedimentos mais específicos ou até mesmo cirurgias. Vale ressaltar que, tudo poderá ser feito pelo SUS.

Outras opções de tratamento odontológico grátis

Embora muito popular, o SUS não é o único meio de conseguir tratamento odontológico grátis. Isso porque, existem diversas clínicas que oferecem procedimentos gratuitos, por intermédio de faculdades públicas ou privadas. Nesses casos, o atendimento é feito por alunos de odontologia, sob a supervisão dos professores.

Então, caso ocorra de não conseguir o atendimento pelo Brasil Sorridente, no SUS, é uma boa alternativa procurar por alguma dessas clínicas universitárias. Até mesmo se quiser uma segunda opinião antes de aderir a qualquer procedimento, afinal, é sempre bom não se ater em apenas um diagnóstico nesses casos.

Sendo assim, agora você já sabe como procurar por uma consulta grátis com o dentista. Então, não deixe de cuidar do seu sorriso. Aliás, incentive todos ao seu redor sobre a importância de uma boa saúde bucal. Enfim, esperamos ter contribuído com as informações contidas nesse artigo, para ver outros assuntos interessantes, acesse o nosso blog.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *