Como Tirar Segunda Via da Certidão de Nascimento – Saiba Como

Descubra como tirar segunda via da certidão de nascimento pela internet de forma simples e segura. O documento que antes só era possível solicitar indo até um cartório, agora pode ser conseguido sem sair de casa. Inclusive, fazer o pedido é bem simples e nós mostraremos o caminho, fique ligado para saber mais.

Publicidade

É possível, além da certidão de nascimento, solicitar também certidões de casamento e óbito. A ação pode ser feita acessando um endereço eletrônico específico onde poderá também escolher se quer o documento digital ou em papel. Optando pela certidão digital ela será enviada para o seu e-mail, já a certidão impressa será enviada pelo Correio até o seu endereço.

Então, se você veio até aqui para saber como tirar segunda via da certidão de nascimento, saiba que está no lugar certo. Vamos falar um pouco sobre o documento, valores, prazos e formas para obter a sua segunda via. Nosso intuito é orientar e informar pessoas como você, que estão em busca de uma solução simples e rápida.

como tirar segunda via da certidão de nascimento
como tirar segunda via da certidão de nascimento (imagem do google)

Sobre o documento

Publicidade

Antes de saber como tirar segunda via da Certidão de Nascimento, vamos falar um pouco sobre o documento. Como o próprio nome já menciona, é um registro que todo cidadão faz assim que nasce. A certidão que conhecemos, na verdade, é um resumo do registro, ou seja, uma cópia completa e fiel da página do livro em que o ato foi registrado.

Vale ressaltar que a Certidão de Nascimento pode ser expedida em sua primeira via no momento em que ocorre o registro do nascimento, ou em segunda via, que ocorre posteriormente por motivos como perda ou atualização de dados. O registro original somente pode ser feito em cartório de Registro Civil, de forma presencial na primeira quinzena de vida do bebê.

A primeira via da certidão é entregue no momento do registro e é gratuita, entretanto, caso necessite solicitar demais vias, terá que desembolsar um valor para arcar com a taxa do serviço. Assim, se deseja saber como tirar segunda via da Certidão de Nascimento continue lendo pois iremos te trazer orientações sobre o assunto.

Primeira via da Certidão de Nascimento

Como tirar segunda via da certidão de nascimento se ainda não tiver nem a primeira? Brincadeiras à parte, vamos falar um pouquinho sobre o registro original para ajudar se este for o seu caso. Bom, a Certidão de Nascimento é o primeiro documento que recebemos, pois ocorre logo ao nascer e não é algo muito burocrático.

Para realizar o registro do bebê pela primeira vez, a pessoa responsável deverá se dirigir a um cartório de Registro Civil que seja autorizado para realizar este serviço. Importante lembrar que, não é possível fazer o primeiro registro via internet, somente presencial. Enfim, o responsável deverá comparecer portando os seguintes documentos:

  • A DNV do bebê, que é a Declaração de Nascido Vivo;
  • A Certidão de casamento dos pais ou, caso os pais não sejam casados, o documento de identidade original de ambos;
  • Em caso de o pais serem menores de 16 anos, estes devem comparecer acompanhados de seus tutores legais.

Vale ressaltar que a documentação exigida pode ser distinta para algumas situações específicas, por exemplo em casos de partos feitos em domicílio. Concluindo, os pais saem já com a certidão física em mãos contendo todos os dados de identificação do bebê. Posto isso, agora sim podemos voltar a questão sobre como tirar segunda via da certidão de nascimento.

Custos e prazos para solicitação de segunda via na internet

Para começar, como não ficar curioso para saber prazos para entrega da segunda via ou mais importante ainda: Quanto custa esse novo documento? O melhor é tomar o máximo de cuidado para não precisar tomar essas medidas e arcar com um custo extra, entretanto, as vezes é inevitável. Vamos te contar então sobre custos e prazos para que possa se programar.

Sobre o pagamento, este poderá ser efetuado por boleto ou cartão de crédito e os valores variam para cada região. No entanto, esses valores podem ser consultados na Tabela de Custas do seu estado. Em suma, o valor é de aproximadamente R$52,00. Assim, saiba como tirar segunda via da certidão de nascimento pela internet e outros meios lendo os tópicos seguintes.

Solicitando a segunda via do documento por meio digital, o cidadão pode escolher entre a via impressa e a via digital, ou ambas. Assim, o prazo para a entrega se implica em aproximados dez dias úteis, a contar da data do pagamento da taxa. O prazo de dez dias é referente ao processo de emissão mais o tempo de envio, ou seja, em até dez dias estará com seu documento em mãos.

Saiba como tirar segunda via da certidão de nascimento

Para sanar a dúvida sobre como tirar segunda via da certidão de nascimento, já adiantamos que existem três formas. A seguir, mostraremos esses meios com um breve resumo de cada um. Confira para saber qual deles é mais viável para você e prossiga lendo para aprender a solicitar pelo método mais fácil e prático.

  • Solicitar Presencialmente: Se dirigindo a um Cartório de Registro Civil com os documentos necessários;
  • Solicitar pela web: Acessando o site oficial do Registro Civil ou a página do cidadão do seu estado;
  • Solicitar pelo aplicativo: Alguns estados possuem aplicativos para este tipo de serviço. Como acontece em Minas Gerais, que o cidadão pode fazer a solicitação pelo MG App.

Para solicitar a segunda via por meios digitais, é importante estar ciente de que precisa informar a cidade em que foi registrado e não a cidade em que reside atualmente. Agora você já sabe como tirar segunda via da certidão de nascimento de formas bem simples, veja qual caso fica mais fácil para você e providencie já a sua.

Instruções de como tirar segunda via da certidão de nascimento pela internet

Casos de perda, roubo ou até o desgaste do próprio papel são comuns e frequentemente alguém está precisando saber como tirar segunda via da certidão de nascimento. A verdade então é que, seja lá qual for o motivo, pedir a segunda via de forma online é muito prático e rápido. Sendo assim, a solicitação da segunda via pode ser feita através do endereço registrocivil.org.br.

  • Acesse o site do Registro Civil no endereço informado acima;
  • Clique no botão “nascimento” para solicitar a 2º via da certidão de nascimento;
  • Informe os dados sobre o cartório em que a primeira certidão foi registrada e clique em “Próximo“;
  • A seguir, informe os dados de identificação do requerente da 2º via e clique em “Próximo” novamente;
  • Informe os dados do registro (opcional) e clique mais uma vez em “Próximo“;
  • Marque o tipo de entrega que deseja: impressa ou eletrônica. Lembre-se que, caso opte por ter as duas, pagará uma taxa por cada;
  • Por fim, confira se as informações estão corretas e marque a caixinha em que declara ter lido os termos;
  • Ao final, serão solicitados os dados de login site, basta acessar a sua conta ou se cadastrar e a solicitação será concluída.

Lembre-se que a Certidão de Nascimento é um dos documentos mais importantes que possuímos, sendo exigida em diversas situações. Portanto, esteja sempre com a sua via atualizada e em bom estado de conservação. Para tanto, finalizamos por aqui e esperamos ter ajudado com as informações contidas neste artigo. Para ver mais dicas úteis e interessantes, acesse o nosso Blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *